domingo, 27 de novembro de 2011

17.49. Batismo do Senhor Jesus (Mt 3:13-17; Mc 1:9-11; Lc 3:21-23) Mt 3:13

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
A vós da língua de prata Crisóstomo cessou a muitos séculos Paulo não mais trovejará sua mensagem da colina de Marte. Foi-se Spurgeon, foi-se Graves e todo-candura Broadus, tão simples, contudo tão grande, foi-se. Logo as vezes dos grandes pregadores desta geração, também elas, serão emudecidas pela morte; mas a vóz do batismo nas verdades que ele proclama, se nos atermos ao modelo, irá mais e mais adiante como silente testemunha por Cristo até que Jesus volte.
Doutro lado, suponde que mudemos a ordenança do batismo, destruimos a verdade que ele apresenta; não mais serão que Deus quer que seja, silente vóz proclamando as verdades do Evangelho por todos os séculos. Suponde que mudemos o modelo quanto ao batizando como a Igreja de Roma tem feito: removemos e destruimos a doutrina da salvação pela fé e regeneração pelo Espírito Santo, enchemos nossas igrejas de gente incrédula. Suponde que mudemos o modo; destruimos a verdade que o crente está morto para o pecado e seu antigo regime, levantado para uma nova vida em Cristo Jesus.
Suponde que mudemos o desígnio, como fez Alexandre Campbell: pregamos salvação ritualística e deshonrosa a Deus. Suponde que abramos as portas à imersão estranha de qualquer e toda procedência; quebramos o exemplo de Jesus, vamos contra o ensino pleno da Palavra de Deus, admitimos que os que são estranhos e inimigos da verdadeira igreja de Cristo, desobedientes à Sua vontade e aos seus mandamentos, tem a mesma autoridade como Sua própria igreja, podem oficiar para Ele do mesmo modo como se fossem discípulos obedientes.
O Dr. A. C. Dayton deu esta ilustração que apresenta aptamente a falácia de semelhante posição: “Nenhum estrangeiro está qualificado a votar até que se tenha tornado cidadão. O governo designa a maneira de se tornar cidadão e comissiona certas pessoas para administrarem o juramento. Qual a força desta comissão. Ela autoriza o estrangeiro, que pensa que sabe bastante, que está seguro de que ama o país, a ir a quem lhe agrada a ter o juramento administrado, e por esse ato inautorizado, realizado por um homem incomissionado, sem qualquer autoridade que seja do governo pretender que é um cidadão de nosso país? A comissão não era ele ser compromissado como pensou ser melhor e por quem lhe agradasse mais. Ela não o tocou absolutamente exceto por outro e foi esse outro, o oficial do governo, que foi comissionado, e o único poder sobre o candidato é que lhe exige ir a esse oficial e a ninguém mais para ser investido dos direitos de cidadania. “E assim a respeito desta comissão de Cristo: foi endereçada a alguém. Ela supõe que havera alguém a ser batizado e autoriza alguém a batizar esse alguém. Se, por mandar que alguém batize, a outros manda implicitamente que sejam batizados, a comissão tão a im-plicitamente manda que os batizandos sejam batizados pelas que batizam e somente por quem manda batizar”.
Se alguém diz, “O Dr. Dayton está aqui arrazoanda num círculo”, nossa resposta é: isso é justamente o que a grande comissão é, um círculo fechado para os batizadores e batizandos. Todos fora deste círculo fechado são estranhos, sem a autoridade de Cristo.
Uma Inovação Perigosa! quão perigosa, os derradeiros cem anos tem em parte revelado. As Escrituras violadas, a fé de nossos pais desafiada, o sangue dos mártires tratado como desnecessário, a Igreja invadida por administrantes estranhos, comunhão livre e fraternidade livre em sítios onde prevalece a imersão alheia, a causa batista decaindo onde ela prevalece, as igrejas divididas por causa dela, associações perturbadas e votando resoluções, todas as espécies de falsas noções e teorias sobre a questão da igreja, a invasão de nossas igrejas e escolas pelo que não são batistas e que escarnecem dos crentes que buscam tê-los conforme com os princípios e as práticas batistas.
Deveríamos tomar cuidado com este cavalo de Troja dentro de nossas portas. Um inimigo dentro é muito pior do que um inimigo fora. Há muito disto entre os batistas do Norte e da Inglaterra. A infiltração começou no Sul e como guardas nas muralhas de Sião compete-nos dar o brado de aviso, fazendo refluir estas ondas de frouxidão e invasão estranha que nos tragarão se não estivermos alertas.
Há duas perguntas que eu proporia a todos os batistas pensantes em toda a parte. A primeira é: Por que deveria qualquer um vir a comunhão dos batistas, a menos que repudie a fé que sustenta e aceite a fé que os batistas sustentam? E se repudia a primeira fé, por que não está também disposto a repudiar o batismo que foi a expressão da primeira fé e a aceitar o batismo que é a expressão da fé batista?
A segunda pergunta é: Se as outras organizações são igrejas de Cristo tanto como as mesmas como igrejas batistas, a mesma autoridade para administrar as ordenanças e fazer tudo o mais que as igrejas batistas estão autorizadas a fazer, há qualquer razão para a existência de igrejas batistas, especialmente naquelas comunidades onde essas outras organizações existem? Por que não ajuntar-se a elas na pregação do Evangelho e propagação da obra do reino, cessando de manter uma organização separada e de dividir o povo de Cristo?
É nossa contenção que isso não podemos fazer, porque elas não são a igreja que Jesus edificou e não tem esta autoridade dEle; portanto, prosseguiremos como nossos pais fizeram, batalhando pela fé que uma vez foi entregue aos santos, até que Jesus volte e O ouçamos dizer: “Bem feito, bom e fiel servo, bem feito, bem feito”.
“Com toda tua alma, com todo o teu coração e tua mente
Tu deves amá-lO e todos os Seus preceitos abraçar
Todos os outros amores com os quais o mundo cega em
fraca fantazia e ao mesmo tempo atiça vis feições
Deves renunciar e por completo deslocar
E dar-te a Ele tanto cabal como livremente,
Que cabal e livremente Se deu por ti”. “Ora vem, Senhor Jesus!”.