quinta-feira, 3 de novembro de 2011

17.25. Batismo do Senhor Jesus (Mt 3:13-17; Mc 1:9-11; Lc 3:21-23) Mt 3:13

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

PRIMEIRA PROPOSIÇÃO.
Quando Cristo esteve na terra, Ele estabeleceu uma igreja visível, organizada, governada, com autoridade para receber e excluir membros.
“Sobre esta rocha edificarei a minha igreja”. Mateus 16:18.
“E se não as escutar, dize-o à igreja; e se também não escutar a igreja, considera-o como um gentil e publicano”. Mateus 18:17.
Muitos enganam-se confundindo igreja com reino. Os Santos dos Últimos Dias, como a si mesmos se chamam, ou Igreja de Deus, não têm rol de igreja e nenhuma organização. Os seguidores de Alexandre Campbell insistem que, quando uma pessoa está salva, ela está na igreja sem voto da igreja. As idéias dos Santos e os seguidores de Campbell em comum mostram confusão mental sobre este assunto. Uma pessoa pode estar salva e não estar na igreja visível; pode estar na igreja visível e não estar salva. Devemos distinguir entre o reino e a igreja visível. Outra vez repetimos a proposição, que quando Cristo esteve na terra Ele estabeleceu uma igreja visível com oficiais, organização e o poder de receber e excluir membros.
SEGUNDA PROPOSIÇÃO.
Cristo deu a Sua igreja visível as ordenanças para administrar e guardar até que E1e volte outra vez.
Notai, duas coisas há aqui para a igreja fazer: administrar e guardar essas ordenações. Estas duas ordenanças são o batismo e a Ceia do Senhor. É para a igreja guardá-las, não mudá-las. “retende os preceitos (ordenanças) como vo-los entreguei”. I Co 11:2. É para a igreja administrá-las e não algum outro. A igreja tem a autoridade. Ninguém mais tem. Para que alguém mais as administre é proceder sem autoridade. Mudá-las é destruí-las. Esta igreja visível que Cristo estabeleceu é para administrar e conservá-las.
TERCEIRA PROPOSIÇÃO.
Esta igreja visível que Cristo estabeleceu percorreu os séculos, está no mundo hoje e continuará até que Jesus venha.
Vede outra vez Mateus 16:18: “Sobre esta rocha edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Cristo diz que a edificara, que é Sua igreja, que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, isto é, que ela existirá por todos os tempos. Não é necessário delinear a continuidade da igreja: bastam as palavras de Cristo para provarem este ponto. Ele diz que as portas do inferno não prevalecerão contra ela e que passará o céu e a terra, mas Suas palavras não passarão.
Temos, então, agora diante de nós as três proposições:
1. Cristo estabeleceu uma igreja visível.
2. Ele deu a essa igreja as ordenanças para administrar e guardá-las.
3. Essa igreja está no mundo hoje. A questão, portanto, é;
Qual das muitas igrejas assim chamadas no mundo hoje é a igreja que Cristo estabeleceu quando esteve no mundo? Há muitas igrejas assim chamadas. Há mais hoje do que ontem e haverá mais amanhã do que hoje. Todas não são a igreja que Cristo estabeleceu. Qual delas é? Por dois métodos de prova podemos chegar à resposta correta a esta pergunta.