domingo, 20 de novembro de 2011

17.42. Batismo do Senhor Jesus (Mt 3:13-17; Mc 1:9-11; Lc 3:21-23) Mt 3:13

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

CAPÍTULO 14 - RETENDE ATÉ QUE EU VENHA
Falamos dos batistas das Associações de Filadélfia e Nova Iorque, sua atitude para com a imersão alheia até 1850. Viemos agora falar de outras seções do país. Da Associação de Dover, Virginia, reunida em 1844, temos este arquivo: “Pelos que muitos indivíduos que foram imersos por um ministério pedobatista desejam unir-se com a Igreja Batista Africana em Williamsburg, e a igreja deseja conselho quanto à propriedade de sua recepção: Resolve, portanto, que, em vista do conselho buscado pela Primeira Igreja Batista Africana de Williamsburg, recomendamos, segundo decisão desta Associação na sua reunião em Clark’s Neck, e subsequentemente era Emaus, que os indivíduos referidos não sejam recebidos”. Esta é a Associação a que pertenceram Broadus, Jeter e Ryland.
A Associação de Sandy Creek na Carolina do Norte, foi constituída em 1758 e é a terceira mais velha nos E. U. A. Em 1839 veio-lhes esta consulta da Igreja de Pleasant Grove: “É consistente com o espírito do Evangelho e segundo as Escrituras qualquer Igreja Batista Regular receber na sua comunhão qualquer membro ou membros de outra denominação que tenham sido batizados por imersão, sem rebatizá-los”?
Resposta: “Pensamos que não é. O voto deste inquérito foi unânime. Os batistas são a única denominação que não estão culpados de cisma, de fazerem divisão quando vieram a existir. Eles existem antes de qualquer denominação pedobatista agora em existência. Os batistas nunca bandearam de qualquer outra denominação. Todas as outras bandearam de Roma ou doutra: fizeram uma divisão quando vieram a existir: em vez de receberem o seu batismo como válido, são para serem marcados e evitados por causarem divisões. Romanos 16:17.
Não podemos admitir a validade do seu batismo sem admitirmos que eles são verdadeiros escriturísticos, igrejas evangélicas; se fazemos isto, nós nos desigrejamos, porque Deus jamais estabeleceu ou autorizou senão uma só denominação cristã. Ele não é autor de confusão, ou de igrejas antagonísticas. Os batistas são a única denominação que pode pretender descendência das igrejas apostólicas, ainda que a igreja perseguida e testemunhante que fugiu para o deserto por 1260 anos. Apocalipse 12:6 e 14.
Que os Batistas descenderam desta verdadeira igreja suscetível é da mais clara prova. Isto não é verdade de qualquer outra denominação. Sabemos todos, o dia quando, e o homem ou homens que as levantaram, e nenhuma existiu antes de 1500 AD. As ordenanças não podem ser validamente administradas ao mesmo tempo por batistas e pedobatistas. Deus não é autor senão de um deles, consequentemente não podemos receber batismo administrado por eles sem repudiamos as ordenanças administradas por nós mesmos”.
Não é necessário comentário; todavia, adicionaríamos uma consulta; Se essa é a fé de nossos pais, e a Associação da Carolina do Norte assim o diz, é essa vossa fé?
Tão cedo como 1773 estabeleceu-se uma colônia de batistas no que eram então conhecidos como êrmos da Georgia, dos quais o Rev. Lewis de Margate, Inglaterra disse: “Estes são os descendentes dos Anabatistas moravianos nas novas plantações da Georgia”. A primeira igreja estabelecida na Georgia foi conhecida por Igreja Anabatista Kioka. A Associação mais antiga no Estado. A Associação de Georgia, permaneceu sempre contra a imersão estranha. A Yellow River, uma das mais antigas associações no Estado, tem na sua confissão de fé este estatuto: “O Batismo na água e a Ceia do Senhor são ordenanças do Evangelho para serem continuadas até à segunda vinda do Senhor e para serem administradas só por ministros batistas ordenada e regularmente ordenados”. Em 1789 Jessie Mercer foi ordenado para o ministério batista. Dr. J. H. Grime diz dele: “Por um longo período de tempo foi ele modorador da velha Associação de Georgia. Foi ele que estabeleceu o Index Cristão. Foi ele que estabeleceu a Universidade de Mercer. Foi ele que depôs os seus milhares no altar para educação e missões, iniciando assim a influência que fez da Georgia o grande Estado Missionário que é. Em 1811 ele escreveu a carta circular da Associação de Georgia sobre A Iqreja e Suas Funções.