sexta-feira, 30 de setembro de 2011

16.71. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

QUAL É O MELHOR MODO DE PROMOVER O CONSELHO DE DEUS?
Primeiro, a pessoa tem que entender a natureza do Evangelho. Isto envolve um conhecimento preciso da Bíblia, especialmente o Novo Testamento. Então com este conhecimento santificado e organizado pelo Espírito que nele habita, o cristão usará todas suas energias vivendo e ensinando o Evangelho. Pessoas preguiçosas não terão sucesso; elas nem mesmo vão começar a mostrar resultados. Agitadores comunistas não são preguiçosos; eles trabalham ativamente para o seu materialismo ateístico e dialético. Membros de seitas não são preguiçosos; o seu fanatismo só é igualado ao seu zelo.
Eles pensam que são superiores aos cristãos ordinários, e são – em esforço. Estes membros de seitas estão saturados pelos espíritos malignos de dissensão, de oposição a divindade de Cristo, e de oposição pela salvação através da graça. Os cristãos devem permitir que o mundo pense que o Espírito Santo tem menos poder e influência que o espírito do mal? Deus proíbe!
O joio e o trigo serão um dia separados, João disse (Mt 3:12). Serão identificadas as ovelhas e os bodes, Jesus disse (Mt. 25:32, 33) Paulo (II Tm 4:1) e Pedro (I Pd 4:5) disseram que Deus vai algum dia julgar "os vivos e os mortos". Mas no período antes destes julgamentos futuros, as pessoas irão elas mesmas se dividir. Eles tomarão partido com Cristo, ou contra Ele. No Evangelho de João é feita a seguinte declaração: "Assim entre o povo havia dissensão por causa dele" (Jo 7:43; 9:16; 10:19). O próprio Senhor Jesus disse, "Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão" (Lc 12:51). Esta divisão será devido ao fato que alguns aceitarão a Cristo como o Salvador e Senhor pessoal delas, enquanto outras O rejeitarão.
Muitos liberais não gostam deste pensamento de divisão. Eles gostam de ensinar que todos os homens têm muito valor; que Deus é muito bom para deixar qualquer um perecer; e que Ele inventará alguma maneira de abrir espaço para todo o mundo em Seu céu universalista. Eles promovem a "A Seita da Igualdade" no qual juntos somos todos bons seguidores. Por exemplo, Wendell Willkie escreveu um livro intitulado "One World" [Um Mundo] depois que viajou pela Rússia durante segunda guerra mundial. Ainda outro homem produziu um livro chamado "The Coming Great Church." [A Grande Igreja que se aproxima]. Grandes sofrimentos são tomados para promover uma raça. Abaixo com todas as divisões!
A "seita da Igualdade" que deseja demolir todas as paredes deveria temperar sua cruzada lendo os livros inspirados de Esdras e Neemias no Velho Testamento. Esses dois grandes homens foram levados por Deus a reconstruir os muros de Jerusalém, a rejeitar todas as “uniões de esforços" dos seus vizinhos descrentes e manter a integridade como também a identidade de seu povo. Tão claramente quanto qualquer coisa na Bíblia é declarado que Deus conduziu Esdras e Neemias a restabelecer os muros de Jerusalém. Isto não argumenta em favor de isolacionismo extremo e segregação fanática, mas sugere que a integração tenha seus limites. "A parede derrubada" de Efésios 2:14 que deveria ser entendida a luz da parede restabelecida de Neemias 4:6 e 12:43.
Porém desejar um mundo ou uma igreja ou uma raça é o sonho do homem, o fato é que o mundo presente está dividido pelo mal. Provavelmente não será de outra maneira até que Cristo traga o Seu próprio Reino "em que habita justiça”. O Reino, João o Batista o proclamou como estando perto e um dia será universal em extensão. “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar" (Hab. 2:14; Is 11:9). Dos milhões que repetem a oração do Senhor com o seu “venha o Teu Reino", alguns desejam saber se todos os cristãos percebem o que estão pedindo. Mas algum dia Deus terá um mundo, independente da tola profecia de Willkie. Esta seita é preocupada com a união da igreja, não sem alguma razão. A maioria das divisões são desnecessárias. Algumas aconteceram porque o corpo principal apostatou; nesses casos uma nova reforma do corpo precisou ser feita. Mas nenhuma união verdadeira pode funcionar quando for baseada na tradição ao invés da Bíblia, ou quando é controlada por uma hierarquia auto perpetuada mais do que pelo Espírito Santo, ou quando o propósito é para o orgulho da grandeza mais que lealdade para com Cristo. Somente quando todos os cristãos estiverem determinados a se voltar para a Bíblia, para Cristo, e para o Espírito Santo, a verdadeira união será possível. E desde que o batismo é uma das principais bases da união (Ef 4:5), é importante restabelecer o significado original e o modo desta ordenação. A Ceia do Senhor, enquanto importante, é um símbolo de menor importância de unidade que o batismo no Novo Testamento. E os que depreciam a Ceia do Senhor permitindo a qualquer um, batizado ou não, compartilharem-na com todos os membros com a finalidade de promover a "unidade" - destroem de fato a base bíblica da união cristã.