domingo, 11 de setembro de 2011

16.52. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

JOÃO SOUBE DA ÉPOCA CERTA PARA INICIAR SUA OBRA A PARTIR DE DANIEL 9:25-27?

Como João sabia quando iniciar a pregar e a batizar?
Lucas é meticuloso em registrar a data exata (Lucas 3:1-2); ele documentou o tempo através da citação de sete romanos e judeus que ocupavam cargos de importância. João não começou seu ministério por causa destes nomes; eles são listados somente para mostrar quando João começou sua obra. O tempo deve ter sido importante, senão porque é declarado tão cuidadosamente?
“A origem determinada pode ser das páginas do profeta Daniel, que fixou o tempo por certas medidas e que por meios da cultura Alexandrina tornou-se conhecido pelo mundo, teve espalhada esta expectativa, não apenas de um príncipe que estava por vir, mas que ele estava muito perto” (Elder Cumming—John the Baptist, Forerunner and Martyr, p. 11).
Se João iniciou seu ministério de acordo com o sacerdócio levítico segundo Números 4:3, 23, ele deve ter começado com a idade de trinta anos. Há grande probabilidade de que ele tivesse trinta anos de idade quando “veio no deserto à palavra de Deus” para ele no deserto (Lucas 3:2).
Sabemos que Jesus tinha “quase trinta anos” (Lucas 3:23) quando foi batizado; que João era seis meses mais velho que Jesus e que João estava pregando e batizando antes do Senhor Jesus vir a ele. Também sabemos que João não ingressou no sacerdócio; na verdade ele repreendeu duramente a hierarquia sacerdotal (Mateus 3:7-10). “Ele havia rompido com o antigo sistema; ele tinha abandonado o Templo e a sinagoga e atacado os principais com fortíssimas denúncias” (David Smith, The Days of His Flesh, p. 227).
João introduziu uma nova era com seu batismo. “João nunca se referiu a lei de Moisés, nem a sacrifícios, nem a dia de expiação. João ensinou sobre a Trindade” (Elder Cumming—John the Baptist, Forerunner and Martyr; p. 59).
João leu Daniel e o reconheceu como sendo relacionado com as profecias messiânicas. Aqui foi uma possível linha de tempo, se somente alguém puder a ler corretamente. Agora sabemos que Cristo considerou Daniel como profeta, predizendo o futuro (Mateus 24:15); certamente João o Batista estava em igualdade de opinião com ele. Mas o que Daniel quis dizer com as setentas semanas ou sete anos? E quando as setenta semanas de sete anos começaram?
A ordem para restaurar Jerusalém (Daniel 9:25) provavelmente se refere a Neemias 2:1-8, quando o rei Artaxerxes da Pérsia deu a Neemias a ordem real para reconstruir os muros da cidade. “E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo” (Dan. 9:26).
O que pode parecer simples aritmética é ainda um problema para estudiosos da Bíblia. Os dados ocultos em Daniel devem esperar por uma solução futura. Uma grande preocupação é: O que fez João o Batista? E o que ele disse? O quanto ele foi ouvido e visto? Tradução com autorização do PBMinistries: Edmilson de Deus TeixeiraRevisores: Glailson Braga, Luiz Haroldo Araújo Cardoso e Calvin G. Gardner – 02/2010Usado com permissão: www.pbministries.orgFonte: www.palavraprudente.com.br