terça-feira, 6 de setembro de 2011

16.47. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mc 3:1-3

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

Com cuidado alguém pode considerar a ânsia de alguns estudantes e seus igualmente ambiciosos professores que parecem estar enamorados e cativados por críticos que tem uma reputação por aprender muito. Como eles são fascinados por essa palavra “erudição”! Ser considerado erudito é seu mais estimado sonho; ser chamado de iletrado é um grande insulto. Alguns dariam seus braços direitos e até arriscariam suas almas eternas por este fogo-fátuo. Estranho ainda parece ser que estes buscadores de status prefiram orbitar em volta dos críticos da Bíblia mais prontamente do que em volta dos que acreditam na verdade bíblica. “Aprender pouco é algo perigoso”, especialmente para os que igualam erudição com ceticismo. Os que tentaram desprezar a divina revelação em favor de um moderno racionalismo, devem se lembrar que Eva caiu pela isca de satanás quando viu que o fruto era “desejável para dar entendimento” (Gn 3:6).
O Doutor T. A. Patterson escreveu no Baptist Standard (16 de Maio de 1962): o que está acontecendo hoje é que os homens estão enfatuados com os escritos de alguns teólogos alemães cujas visões em algumas circunstâncias não podem ser conciliadas com as Escrituras. Vá que eles possam ser excitados sobre a teologia no Novo Testamento! Isto pode acontecer também se os teólogos forem ler na luz da linguagem simples do Novo Testamento ao invés do fosforescente rubor da alta crítica teológica.
Isto pode ser permissível, até mesmo sensato, para estudantes que se tornam familiarizados com o pensamento de homens tais como Bultman, Tillich, Niebuhr, Barth e Brunner; mas a mensagem para o mundo deve ser: “Assim diz o Senhor”.
“... o que é torcido se endireitará,...” é a próxima parte da profecia concernente a João o Batista. Pessoas desonestas, tanto como pobres, estão sempre conosco. Zaqueu era da mesma forma um coletor de impostos desonesto até sua repentina conversão (Lucas 19:1-10). Ele foi rápido em corrigir todos os seus negócios. Mateus pode também ter sido um funcionário corrupto antes de sua conversão. Ele tinha sido ganho para o Senhor por João o Batista que também o batizou. (Atos 1:21-22 indica que os doze apóstolos, mais outros, tinham estado com o Senhor Jesus, "começando desde o batismo de João". Isto é notado mais detalhadamente depois, mas é importante lembrar que João o Batista VERDADEIRAMENTE preparou os doze para o Seu Senhor). Quando Jesus chamou Mateus ele se tornou um publicano honesto, sentando na coletoria de impostos, sendo justo com romanos e judeus (Mateus 9:9).
Sua prévia conversão o capacitou a seguir a Cristo imediatamente. “E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu”. (Lucas 5:28). Ele deve ter “deixado tudo para trás”, nas mãos de algum ajudante que havia treinado e o alertara que tal chamado poderia acontecer a qualquer momento. Esta suposição responde por todos os fatos envolvidos.
Então Mateus fez “um grande banquete em sua casa” e convidou a muitos publicanos para ouvir Jesus”.
Convidar não salvos para uma refeição, com o plano de falar sobre Cristo, é ainda um dos mais efetivos métodos usados para ganhar as pessoas para o Senhor.
“... e o que é áspero se aplanairá”. (Isaías 40:4).
Lucas traduz isto: “… os caminhos escabrosos se aplanarão;...” (Lucas 3:5).
Nossas ruas e estradas tem bastante trabalho de manutenção para prover uma boa circulação de veículos. No campo religioso, atapetamos o chão de nossas igrejas, colocamos almofada nos bancos, ar condicionado e iluminação macia e indireta, porteiros meticulosamente treinados, coros e pregadores - tudo para o conforto. Mais corretamente, o Evangelho de João e de Cristo removem a aspereza das tristezas, doenças, mortes, julgamentos e tentações.
O que segue toda esta preparação descrita por Isaías? Ele nos diz no versículo seguinte: “E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse”. (Isaías 40:5).
Lucas diz: E toda a carne verá a salvação de Deus. (Lucas 3:6). Capítulo 2 de O Primeiro Batista de Stanley E. Anderson, tradução com autorização do PBMinistries: Edmilson de Deus Teixeira, revisores: Glailson Braga, Luiz Haroldo Araújo Cardoso e Calvin G. Gardner – 02/2010, usado com permissão:
www.pbministries.org, fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/se_anderson/cap02.html