quinta-feira, 15 de setembro de 2011

16.56. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

Os que acreditaram em João se submeteram ao seu batismo, entregando-se completamente ao seu controle. A pessoa batizada é inteiramente passiva; ele se entrega totalmente ao seu batizador. Mas o batizador está agindo como um agente de Deus e seu representante autorizado. Este é um importante fato para lembrar. A pessoa batizada se entrega a Deus, mediante a ministração do batizador. Todo o corpo é envolvido; é assim que deve ser. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo” disse Paulo em Romanos 12:1. Batismo é um símbolo de Salvação. Mas não salva. Aqueles que creram na mensagem de João creram para a salvação em Cristo de quem João proclamou tão bem (João 1:29).
Eles foram até João; eles deitaram totalmente seus corpos no altar da água; eles se levantaram novamente para andar em novidade de vida (Rom. 6:4). Eles, foram instruídos a mostrarem em suas vidas o fruto de um arrependimento verdadeiro (Mat 3:8). Conversão não é de graça; custa a entrega dos maus hábitos e prática de boas obras. Isto é o que o batismo significa – e o que a palavra "Batista" deve significar ao homem!
ALGUNS DESCRENTES REJEITARAM O BATISMO DE JOÃO (MATEUS 3:7-10)
“... muitos dos fariseus e dos saduceus” vieram ao batismo de João (Mateus 3:7).
Na verdade eles não foram pedir para serem batizados; eles procuravam ver o que estava acontecendo e quem estava usurpando a autoridade deles. Como estavam seguindo as multidões talvez dissessem: “Eles não sabem que nós somos os seus líderes?”. João os viu chegando e falou em alta voz sob direção do Espírito Santo: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?... E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão” (Mt 3:7-9). A religião por procuração não dá. Os que creram em Abraão, mesmo sendo bom e grande como foi, para salvá-los foram tragicamente enganados. “Somos descendência de Abraão” (Jo 8:33), disseram os judeus a Cristo, mas Ele demoliu sua arrogância mostrando que todos pecaram e cada pessoa deve ter fé pessoal no Salvador.
“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm. 14:12). Aqui não há o menor espaço para a “teologia da aliança”. Talvez ninguém hoje creia em Abraão para a salvação, mas parece que milhões de pessoas acreditam em um tipo de “batismo” que é alegadamente traçado de volta a Abraão e a circuncisão. Os pais destes os tinham “borrifados” quando crianças em uma cerimônia ou “sacramento” chamado batismo, mas sem qualquer texto da Escritura adequado que autorizasse este ato. O aviso de João em Mateus 3:9 deve ser repetido hoje; isto é parte do Evangelho do Novo Testamento de Cristo. Aqui como sempre, lealdade a Cristo tem prioridade sobre uma consideração ao pedo-batismo. “Porque João veio a vós no caminho da justiça”, disse Jesus de seus críticos, “e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer” (Mt 21:32).
Esta foi uma severa pregação para o chefe dos sacerdotes e anciãos (v.23). Mesmo depois de verem os piores pecadores convertidos eles ainda recusavam a crer em João. Para se justificar eles chamaram João de um demônio (Mt 11:18), como mais tarde acusaram Cristo de fazer as Sua obras pelo poder de Belzebu (Mt 12:24). O risco de rejeitar o Evangelho – e os pregadores dele – é terrível. Jesus alertou esses descrentes do pecado imperdoável nesta conexão (Mt 12:31, 32). A hierarquia religiosa judaica, o Sinédrio, rejeitou tanto a João quanto a Jesus. Eles não podiam tolerar os independentes. A história se repetiu nas pessoas de Martinho Lutero, John Knox, os irmãos Wesley, George Whitefield e Billy Sunday. O povo comum, por outro lado, ouve de bom grado todos esses homens.