terça-feira, 27 de setembro de 2011

16.68. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

Por fim o último capítulo do mesmo livro, o 10:
CAPÍTULO 10 - RECOMPENSADORAMENTE SEGUIDO
________________________________________
“... mas tudo quanto João disse deste era verdade. E muitos ali creram nele.” João 10:41, 42
________________________________________
Um avivamento começou neste lugar "além do Jordão" onde João batizou no princípio, e onde o próprio Cristo tinha sido batizado.
Os judeus tinham tentado apedrejar a Cristo (Jo 10:31-39), mas Ele escapou das suas mãos e foi para o Jordão revisitar o lugar do Seu primeiro ato público. É bom uma pessoa voltar ao lugar onde grandes experiências espirituais aconteceram. Quando vidas cristãs passam novamente pela cadeia de eventos que conduziram a sua conversão e batismo, a sua alma é reavivada, as emoções do seu primeiro encontro com Cristo são vividas novamente e lealdades importantes são renovadas.
Cristo voltou para o lugar onde João O batizou. "E muitos iam ter com ele”, o registro diz. Talvez o escritor de hinos, John Keble (1792-1866), teve esta bonita cena em mente quando escreveu:
"Onde está o conhecimento que o batista ensinou,
A alma firme e a língua destemida?
A sabedoria muito duradoura buscou
Através da oração solitária entre os seus lugares favoritos?
Quem ganha com isto agora?
A sua luz decairia, Assim o mundo inteiro seria para Jesus." Todo cristão leal, e especialmente todo pastor verdadeiro, quer freqüência na igreja em que pastoreia. Quando Cristo é o centro e os fatos simbolizados através do batismo são pregados sabiamente, então as pessoas irão para as igrejas. João o Batista teve a satisfação de ver grandes multidões vir aos desertos para ouvi-lo pregar a Cristo. Se os cristãos modernos aprendessem as técnicas dele, talvez multidões se juntassem para ouvir o Evangelho novamente. A pergunta então, é: