sexta-feira, 16 de setembro de 2011

16.57. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

MUITOS JUSTIFICARAM DEUS ATRAVÉS DE JOÃO O BATISTA (LUCAS 7:29-30).
“E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus”. De que forma o batismo de João justifica a Deus? O batismo quando corretamente administrado, é uma vindicação dos meios de Deus. Por todos terem pecado, todos merecem a sua penalidade; mas todos que voluntariamente sentenciam-se e acreditam na misericórdia de Deus escapam desta penalidade vinda da justiça do Senhor sobre o pecado. Batismo é uma auto-sentença. Quando acompanhado por uma fé salvadora em Cristo na Sua morte, sepultamento e ressurreição o pecador é justificado.
Deus é então capaz de declará-lo justificado (Rom. 3:26). O batismo justifica a Deus em que é um reconhecimento da divina revelação, aceita e aprovada. O pecador arrependido vê no batismo um julgamento de seu pecado; ele aceita esse julgamento em si mesmo e se submete a este símbolo; então ele se levanta para andar em novidade de vida. Isto também mostra que Deus é deveras santo para olhar para o pecado, ou para justificar o pecado em Seu céu. Então para entrar no Reino do céu, ou mesmo para vê-lo (João 3:3,5), uma pessoa deve nascer de novo. O pecador é redimido através do precioso sangue de Cristo que o limpa de todo o pecado (Ef 1:7; Col. 1:14; 1 Jo 1:7; Ap 1:5). O batismo justifica Deus desde que João o Batista foi guiado pelo Espírito Santo e aprovado pelo Senhor, os que acreditaram em João e o imitam são os aprovados pelo Senhor. Deus enviou João para batizar (Jo 1:33) o que significa que ele evangelizou pelo batismo; foi um objeto de lição. Sete vezes no Novo Testamento a palavra “batizar” inclui evangelismo (Jo 1:28, 31; 3:22, 23, 26; 4:1,2; 10:40). O batismo justifica Deus em que foi o sinal da regeneração de publicanos e meretrizes (Mt 21:32; Lc 7:29). Quando os piores pecadores são convertidos, o símbolo de sua conversão e profissão de fé toma uma grande importância. Batismo significa conversão e conversão é o grande evento que justifica os meios de Deus para com o homem. Isto O glorifica.