domingo, 25 de setembro de 2011

16.66. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

QUEM IGNORA JOÃO O BATISTA HOJE?
Os sacramentalistas parecem o ignorar, porque eles colocam valor salvífico no seu "sacramento" de batismo. Em nenhuma parte no Novo Testamento o batismo é chamado de sacramento; uma palavra melhor para isto é "preceito" (I Co 11:2). A palavra "sacramento" assumiu significados extra-bíblicos que parecem dar poderes mágicos de regeneração ao batismo. Nem João o Batista, nem qualquer um outro no Novo Testamento, ensinou esta heresia.
Um certo pastor-editor esquerdista tirou o nome "batista" de sua igreja, substituindo pelo nome "Woodside", escreveu em outubro de 1961 o Baptist Freedom, relativo a batismo, "Talvez a decisão maior a ser feita pela própria igreja é - estamos interessados em ganhar homens para Cristo e os conduzir para o Reino dEle ou nosso objetivo é nos imergir em algum ritual de relíquia (sic) do último século centrado no banco dos lamentadores e resplandecendo com excesso emocional? " Mas nós não podemos conduzir melhor os homens paro o Reino de Cristo por meio de os convidar a confessar o Cristo como Salvador e Senhor no batismo?
Estes liberais, tão alérgicos ao batismo e tão enfatuados com a erudição, parecem comparar ceticismo com sabedoria. Um estudo completo da Bíblia, o mais exaustivo possível, não é considerado "erudito" por esses que dão prioridade às opiniões de liberais de renome. A influência de Julius Wellhausen (1844-1918), um crítico alemão da Bíblia, esbarra em numerosas descobertas arqueológicas que provaram que estava errado. Uma geração nova de críticos está tendo uma influência desproporcionada contra tudo o que é sobrenatural na Bíblia. Os estudantes ingênuos pensam que é um sinal de inteligência os citar. Um jogo favorito é a "desmistificação", o qual nunca deve ter sido mistificada! Por exemplo, Kraeling parece ter entrado neste erro (18, 19): "A existência na literatura religiosa judaica e no folclore de analogias virtualizam todos os elementos importantes da história do nascimento de João mostra que a narrativa é fundamentalmente legendária (?) e que seus episódios não podem ser usados diretamente para propósitos históricos."
Esta mania por achar "paralelos" com a literatura não bíblica para muitos dos incidentes incomuns relacionados nas escrituras, como por exemplo, o nascimento virginal, é bastante difundido. Fosdick usou este truque. Por meio deste dispositivo duvidoso, críticos tentam tirar da Bíblia muitos de seus elementos sobrenaturais. Mas este método de ataque foi longe demais, de acordo com Rabino Samuel Sandmel, que este escritor ouviu em uma conferência sobre "Paralelomania" na reunião da Sociedade de Literatura Bíblica e Exegese em Saint Louis, Missouri em 27 de dezembro de 1961. O Rabino, instruído, parecia ridicularizar esses que buscam localizar o que Paulo está ensinando sobre não se vingar em Romanos 12:17-20 com o documento de Qumran e o Manual de Disciplina. Os que buscam achar precedentes ou também paralelos ao batismo de João também não são vítimas de paralelomania? Os nomes desses que injustamente ignoram João o Batista são uma legião. Os membros de seitas parecem fazer isso. Os que questionam ou negam a deidade de Cristo tem uma declaração inequívoca de João que Ele é o Filho de Deus (Jo 1:29-36). Os que recusam observar o batismo deveriam ler novamente o amável endosso de nosso Deus do batismo de João comparando-o ao "conselho de Deus", e deveriam prestar atenção a Grande Comissão de Cristo que será observada até o fim desta era.