sexta-feira, 2 de setembro de 2011

16.43. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:1,2

E no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.

É importante observar o verso 2, deixando clara a origem do ministério de João, este é um dos versos que responde a pergunta feita pelo Senhor Jesus: “o batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?” (Mt 21:25), a resposta é do céu, ou seja, veio da parte de Deus. É importante atentar a este algo, muitos se dizem convocados por Deus, chamados mestres, doutores, até mesmo apóstolos, João era efetivamente comissionado por Deus para o serviço que ele fez, quanto aos não chamados ele aparentemente até conseguem sucesso, aparentemente, pois é fazendo uma análise pela ótica humana, não a e Deus, eles não são bem sucedido diante de Deus justamente por não terem a correta palavra para entregar, eles são: "como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas." (Pv 25:14), "estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva." (II Pd 2:17), esta situação, de alguém não comissionado querer fazer algo, já ocorreu na Bíblia:
“Então disse Aimaás, filho de Zadoque: Deixa-me correr, e denunciarei ao rei que já o SENHOR o vingou da mão de seus inimigos. Mas Joabe lhe disse: Tu não serás hoje o portador de novas, porém outro dia as levarás; mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei. E disse Joabe a Cusi: Vai tu, e dize ao rei o que viste. E Cusi se inclinou a Joabe, e correu. E prosseguiu Aimaás, filho de Zadoque, e disse a Joabe: Seja o que for deixa-me também correr após Cusi. E disse Joabe: Para que agora correrias tu, meu filho, pois não tens mensagem conveniente? Seja o que for, disse Aimaás, correrei. E Joabe lhe disse: Corre. E Aimaás correu pelo caminho da planície, e passou a Cusi. E Davi estava assentado entre as duas portas; e a sentinela subiu ao terraço da porta junto ao muro; e levantou os olhos, e olhou, e eis que um homem corria só. Gritou, pois, a sentinela, e o disse ao rei: Se vem só, há novas em sua boca. E vinha andando e chegando. Então viu a sentinela outro homem que corria, e a sentinela gritou ao porteiro, e disse: Eis que lá vem outro homem correndo só. Então disse o rei: Também traz este novas. Disse mais a sentinela: Vejo o correr do primeiro, que parece ser o correr de Aimaás, filho de Zadoque. Então disse o rei: Este é homem de bem, e virá com boas novas. Gritou, pois, Aimaás, e disse ao rei: Paz. E inclinou-se ao rei com o rosto em terra, e disse: Bendito seja o SENHOR, que entregou os homens que levantaram a mão contra o rei meu senhor. Então disse o rei: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Aimaás: Vi um grande alvoroço, quando Joabe mandou o servo do rei, e a mim teu servo; porém não sei o que era. E disse o rei: Vira-te, e põe-te aqui. E virou-se, e parou. E eis que vinha Cusi; e disse Cusi: Anunciar-se-á ao rei meu SENHOR que hoje o SENHOR te vingou da mão de todos os que se levantaram contra ti. Então disse o rei a Cusi: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Cusi: Sejam como aquele jovem os inimigos do rei meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para mal. Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (II Sm 18:19:33).A mensagem a ser pregada por qualquer pregador hoje é muito similar à mensagem pregada por João o Batista, a necessidade real do arrependimento e a completa confiança em Deus, deste modo o pregador estará firmemente seguindo o caminho que todo mensageiro precisa trilhar: "à lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles." (Is 8:20), este ponto, ou seja, de ser ou não convocado por Deus faz do pregador falso ou verdadeiro.