quarta-feira, 21 de setembro de 2011

16.62. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

Então Cristo será glorificado e os pecadores convertidos a Ele. Isto deve ser repetido que João preparou um povo para seu Senhor. O Novo Testamento não diz que ele ensinou filosofia, ou sociologia, ou ciência política ou teologia contemporânea (uma obsessão de muitos!), ou economia, ou qualquer outra coisa, mas o Evangelho de Cristo. Talvez nossos ministros atuais precisem saber mais dos assuntos acima, mas eles não devem ofuscar ou substituir o Evangelho.
Todos os dezoito itens listados acima são cristãos. Eles são partes da teologia cristã. Eles se cumprem em João o Batista; eles o definem. Mas esta lista não está completa; mais itens são adicionados. Lucas 3:18 diz: “... muitas outras coisas também anunciava ao povo”. Mas a lista de doutrinas é surpreendentemente longa. João foi um pregador minuncioso. E enquanto é verdade que os pregadores do Novo Testamento que vieram depois acrescentaram mais assuntos, tais como a igreja, comunhão, missões, mordomia, segunda vinda de Cristo e etc..., eles não alteraram ou omitiram qualquer coisa que João pregou tão fielmente.
Os convertidos de João foram então crentes bem instruídos em Cristo. Eles foram plenamente salvos pela fé nEle e estavam ansiosamente esperando mais bênçãos dEle. Também fizeram parte de grande parte das multidões que ouviram Cristo de bom grado em muitas ocasiões, depois da voz de João ter sido silenciada. Os seguidores de João foram bons materiais da Igreja que Cristo veio para edificar (Mt 16:18).
Assim como Davi “preparou... materiais em abundância, antes da sua morte”, o material para seu filho Salomão usar para construir o templo, João preparou abundante material para Cristo edificar o maior templo, as igrejas. Davi ganhou ouro, prata, bronze, ferro, madeira, ônix, mármore e outras pedras preciosas, enquanto que seu “povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente” (I Crônicas 22:5; 29:9).
Davi disse: “a casa que se há de edificar para o SENHOR deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras”. Talvez João o Batista estivesse com o exemplo do rei Davi em mente quando preparou preciosos corações para seu Senhor. Como Davi, João não poderia construir, mas poderia ganhar e preparar o material. E ele preparou tão bem que Cristo louvou-o copiosamente por sua obra.
Qualquer cristão agora crê que João acreditava e ensinava o que seria um forte, robusto, bravo e efetivo membro do corpo de Cristo. Como ele creu nas encorajadoras palavras de Cristo: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2:10).
Tradução com autorização do PBMinistries: Edmilson de Deus Teixeira, revisores: Glailson Braga, Luiz Haroldo Araújo Cardoso e Calvin G. Gardner – 02/2010, usado com permissão:
www.pbministries.org , fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/se_anderson/cap06.html