domingo, 18 de setembro de 2011

16.59. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

O QUE OS DISCÍPULOS DE JOÃO FORAM ENSINADOS A CRER?
George E. Hicks (John the Baptist, the Neglected Prophet; p. 7) disse: “temos uma dívida para com João o Batista por praticamente todos os maiores artigos da fé cristã. Não somente por isso, mas pelos verdadeiros termos usados por ele terem constituído a semente de todo o pensamento subsequente”. Dr. Merrill C. Tenney (John: Gospel of Belief, p. 80) escreveu que a pregação de João “lançou o fundamento de toda a prática teológica cristã”. As palavras de João em João 1:29 carregam a significância do Calvário que é o coração do Evangelho. Um surpreendente número de doutrinas cristãs foram primeiro declaradas por João o Batista e repetidas pelos seus discípulos. Eles são ainda cridos por verdadeiros cristãos. Alguns duvidaram deles; alguns sempre duvidam – para sua perda.
1. João o Batista ensinou a divindade de Cristo (Jo 1:29,34,36). Esta doutrina é fundamental; é essencial para os cristãos. Como a estrela polar para os navegantes, a divindade de Cristo é a referência e o ponto de correção para eruditos cristãos. Todas as outras doutrinas devem se alinhar com esta. João estabeleceu aqui o padrão para cristãos de todas as eras.
2. João declarou a pré-existência de Cristo (Jo 1:15,30), “foi primeiro do que eu”. João nasceu primeiro e começou a pregar primeiro, mas Cristo existia antes dele em Seu estado pré-encarnado. Isto envolve todo o assunto do nascimento virginal, ainda que João não o tenha mencionado especificamente. Mas como pode Cristo ter existido antes de João a não ser que os registros em Mateus e Lucas consideram Seu nascimento virginal como verdade?
3. João o Batista ensinou a seus discípulos sobre o Espírito Santo (Mt 3:11; Marcos 1:8; Lucas 3:16; João 1:33). Estes versículos são dados em paralelo com Atos 1:5 e 11:16. Em todo caso é dito que Cristo batiza os crentes COM O (Do grego en), e não pelo ou do Espírito Santo. Nunca é dito que o Espírito Santo batizava alguém. I Co 12:13 pode ser citado, mas a palavra "em um" deve ser “com o”, nessa passagem também, que está no texto grego tradicional. [N.T.: Este argumento vale para os que usam a versão do Rei Tiago]
(Alguns eruditos acreditam que I Co 12:13 se refere ao batismo em água, com boas razões). Desde que os primeiros seis versos citados acima todos claramente dizem que Cristo é quem batiza no Espírito Santo, e não pode ser correto fazer com que I Co 12:13 signifique outra coisa. Cristo batizou os crentes em Pentecostes. Alguns acreditam que Ele faz isto hoje no momento da regeneração. Enchimento com o Espírito Santo é outro assunto; ele pode ser repetido, ou nunca de fato pode vir para algumas pessoas. (O autor de “Your Baptism Is Important” dedica um capítulo inteiro a este assunto).
4. João o Batista ensinou a soberania de Deus (Mateus 3:9). “... mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão”. Desde que Deus pode fazer coisas como essa, Ele pode fazer coisas menores. Ninguém disse para João: “seu Deus é muito pequeno”. 5. João ensinou o Reino do Céu (Mt 3:2, etc). Este Reino estava em contraste com o mundano modo de viver, com o materialismo, secularismo e todos os outros falsos “ismos”. (Dr. R. G. Lee disse que todos esses “ismos” devem ser “éraismos”). O Reino do Céu implica em separação dos reinos deste mundo que são totalmente controlados pelo mal.