quinta-feira, 29 de setembro de 2011

16.70. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

O plano de Deus por apresentar o Evangelho é o melhor para o nosso mundo contemporâneo. É depender do enchimento do Espírito Santo, sua condução e poder salvífico. Todo grande evangelista, pastor, professor de escola dominical e missionário aprendeu esta difícil lição. Até aprender isso, então, nenhuma pessoa terá sucesso. Deus escolhe quem Ele quer para ser líder. Ele escolheu João o Batista antes da concepção, e lhe fez um grande profeta. Deus pode escolher algum menino que vive para ser o Seu futuro mensageiro para milhões agora. Ele pode estar somente testando aquela pessoa para ver se ele será submisso ao Espírito como João era.
Para os que desejam saber o que significa ser cheio com o Espírito Santo, eles têm no batista um exemplo claro. Os deixe ver o que João fez e como ele viveu, e os deixe estudar o que ele disse, e eles acharão pistas do sucesso da inspiração do Espírito. Porém, Deus não necessita lidar com duas pessoas quaisquer da mesma forma. Ele conduz uma pessoa de um modo e outra de outro. O Espírito Santo dará as direções a essas almas que são sensíveis o bastante e dispostas a ouvir a Sua voz. Ele nunca grita com alguém.
"Eu caminhei hoje onde Jesus caminhou", é o começo de uma bela canção. É o caminho certo para seguir. Aquele caminho fora marcado para Ele pelo Espírito Santo que levou João a "Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas" (Lc 3:4). O Espírito Santo ainda faz este trabalho.
A senha para o futuro é "arrependimento!" Era a palavra inspirada pelo Espírito Santo que João usou, e que Cristo usou depois dele. Era efetivamente usado por Pedro no Pentecostes, pelos irmãos Wesleys na Inglaterra, e por Finney na América. Esta palavra é necessária ainda, não só em missões e prisões, mas também em casas e nas igrejas. É necessária desesperadamente em escolas onde a Bíblia é rebaixada ao nível de conhecimento de folclore ou "mito" e os estudantes são deixados a tropeçarem impotentes sem a noção de autoridade divina. Esses professores que negam o sobrenatural na Bíblia estão cegando os olhos dos seus alunos em relação a habilidade de ver o poder de Deus. Esses filisteus modernos anulam a força potencial de cada Sansão que é enganado em acreditar nas suas falsas doutrinas.
Como se apresenta o Evangelho? Pelo arrependimento! Julgue seus próprios pecados primeiro. Abandone todos os pecados conhecidos. Receba a Cristo como o seu substituto oferecido pelo pecado. Confesse o pecado e então confesse a Cristo pelo batismo. Então, como uma parte do corpo de Cristo que é a igreja, vá trabalhar entusiasticamente para Ele.
"João veio a vós no caminho da justiça" (Mt 21:32). Seu batismo declarou retidão, por isto a morte e o enterro de todo o pecado simbolizaram a consequente subida para entrar em novidade de vida. Em um sentido, então, os chamados pelo nome de batistas estão debaixo de maior obrigação que todos os outros para viver vidas de retidão. Porque o nome batista implica uma vida limpa, desde que batismo é um símbolo de limpeza. Cristãos que têm outros nomes para suas igrejas (que também pode carregar ricos significados) também desejarão viver vidas limpas, mas os seus nomes não implicam tal obrigação como o nome "batista" faz. Ricas recompensas esperam as pessoas que seguem ao seu Deus Jesus Cristo tão sinceramente quanto o primeiro batista o seguiu. Jesus elogiou João mais profusamente do que qualquer outro na terra, enquanto não excluindo a própria mãe. João mereceu este pródigo elogio porque ele escutou o conselho de Deus primeiro, e então ele seguiu tal conselho. Isto nos leva a perguntar –