sábado, 1 de outubro de 2011

16.72. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

Mais adiante, os membros desta seita estão freneticamente ocupados em alcançar uma raça, até mesmo ao preço de miscigenação. Eles citam uma porção de Atos 17:26, " E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra "mas eles parecem ignorar o resto da passagem - "determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação”. O tráfico de escravos que começou a amaldiçoar a América desde 1619 e ainda está amaldiçoando a nação com dificuldades raciais que parecem ser insolúveis. A América está colhendo o que semeou. Mas muitas pessoas bem-intencionadas parecem esquecer que primeiro foi o próprio Deus que dividiu o gênero humano em segmentos e "...os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra" (Gn 11:5-9). Foi Deus quem fez as pessoas de cores diferentes. "Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas?” (Jr 13:23). Os samaritanos não são um exemplo feliz de integração, embora cor de pele possa não ter sido envolvida.
Jesus sempre foi amável com os samaritanos, embora Ele nunca exigisse uma mistura de raças. Verdadeiros cristãos sempre foram amáveis com pessoas de todas as raças, e eles sempre serão onde quer que vivam. Mas a propaganda sutil de comunistas, e a não menos demagogia sutil dos políticos, mais os liberais que estão desesperados por uma "causa" - todos estes continuam amedrontando os anti-miscegenacionistas com acusações de preconceito e fanatismo. Alguém já desejou saber, se igrejas sulistas foram tão más todos estes anos, por que é que a maioria do negros americanos respeitaram os batistas o suficiente a aceitar a sua fé? E onde os não brancos do mundo todo são tão afortunados quanto na América? Deus pode abençoar todas as raças que estão tentando viver melhor. Deus os ama sem parcialidade; é assim que devemos ser.
Para o que foi escrito acima não pareça como uma divagação, pode-se bem citar João 1:29 novamente. "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Então o batista teve o mundo inteiro em vista, todas as suas raças e outras diferenças. Aqui é a primeira nota missionária forte no Novo Testamento. Que requereu um milagre para Pedro ver em Atos 10, João tinha visto muito tempo antes. Mas João não era desta seita; ele declarou que Cristo “limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”. (Lc 3:17). Em tudo isso João estava inspirado pelo Espírito santo. Ele declarou tão bem o conselho de Deus que Cristo pode endossar a sua pregação. Se os cristãos contemporâneos desejarem o endosso de Cristo, eles fariam bem em copiar João o Batista. Claro que, Cristo é o grande exemplo para todos os cristãos, mas os que seguem o exemplo dele prestarão muita atenção ao modo de João como Ele fez. O propósito de João foi fazer Cristo manifesto. Nosso propósito deveria ser o mesmo.