segunda-feira, 3 de outubro de 2011

16.74. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

Além disso, batismo significa a vida nova em Cristo, vida que vai até a morte. A vida batizada é a vida DENTRO, PARA e COM Cristo; é a nova vida; é distinta do velho modo. Consequentemente, o batismo significa toda a vida nova com seu treinamento para o serviço, testemunho, e trabalho. Com estes fatos em mente, a pessoa pode prontamente ver a sabedoria divina chamando o primeiro cristão pelo nome de batista. Ele não estava envergonhado disto. É um bom nome por várias razões.
Primeiro, o nome batista é um nome Bíblico. É achado quinze vezes no Novo Testamento [Nota do tradutor: Na versão Almeida Corrigida Fiel a palavra batista aparece quatorze vezes]. Mostra o homem de quem Cristo aprovou com altos elogios. Significa tudo aquilo que João acreditou e ensinou aos seus muitos convertidos a acreditar. Eles compartilharam as suas visões; eles tiveram o seu ponto de vista sobre o Senhor Jesus; eles eram como crentes firmes no seu Evangelho e no batismo como convertido devem ser. Enquanto não é dito que eles foram chamados batistas (nenhuma necessidade então), eles poderiam ter sido chamados assim com perfeita propriedade. Eles eram batistas sem serem partidários.
Segundo, o nome batista é um nome descritivo. Descreve alguém que acredita na morte de Cristo, sepultamento e ressurreição em seu lugar, alguém que sepultou a sua vida passada de pecado voluntariamente e ressuscitou para entrar em novidade de vida com Cristo, alguém que acredita em tudo aquilo que João pregou sobre Cristo, alguém que acredita em tudo aquilo que Cristo disse sobre o Seu precursor, e alguém que é obrigado pelo seu batismo a exibir Cristo na sua vida.
Terceiro, o nome batista é doutrinariamente são. Além de carregar os pontos salientes do Evangelho como mencionado acima e no capítulo seis, é solidamente baseado na Bíblia. O Senhor Jesus aprovou o nome batista. Ele o usou repetidamente. O Espírito Santo dirigiu seu uso. E Deus Pai aprovou o batismo de João pela Sua voz ao batismo do Seu Filho.
Quarto, o nome batista é unificador. É um ato que qualquer convertido, não importa o quão fraco seja, pode fazer exatamente do mesmo modo que o próprio Cristo observou. É o mesmo para todas as raças, para presos ou livres, para homens ou mulheres, para todas as idades, para ricos ou pobres, para o instruído ou analfabeto, para o velho ou jovem, para famílias inteiras, para todo país, para toda idade, e aceito por todas as denominações. Nenhum outro "modo de batismo" tem todos estes ativos. "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4:5).
Quinto, o nome batista é centrado em Cristo. Aponta para Cristo que morreu e ressuscitou novamente para nós; aponta para Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; aponta para Cristo como nosso único Salvador.
Nega dessa maneira a salvação pelas obras, ou através de ordenanças, ou de nascença, ou através do caráter, ou de linhagem ancestral. Este símbolo pela morte enterra toda pretensão de que alguém se salva através de obras. Indica por submissão completa para o batizador como o agente de Deus, a dependência inteira Nele. Este nome também nos faz lembrar que João citou a promessa que Cristo batizaria os Seus seguidores no Espírito Santo.
Toda a Cristandade em uma tremenda dívida ao primeiro batista! Todos os cristãos que, debaixo de Deus, seguiriam a João como um ganhador de almas, sendo completamente devotado a Cristo, sendo fiel até morte, como merecedor de confiança de todos os que o conheceram, tendo recebido a Cristo - todos estes mereceriam assim pelo menos parte da aprovação que Cristo deu ao primeiro batista.