domingo, 2 de outubro de 2011

16.73. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Lc 3:3,4

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Lc 3:3,4.

QUAL É O MELHOR MODO PARA REVELAR O CRISTO HOJE?
É viver o Evangelho. Uma pessoa cheia do Espírito Santo, como foi João, terá fruto do Espírito (Gl 5:22,23). Estas virtudes indispensáveis adornam o Evangelho (Tt 2:10). Amor para todos os homens deve ser praticado mais do que pregado. Para revelar a Cristo a pessoa deve pregar o Evangelho. Esta pregação não necessita estar limitada as igrejas ou congregações; pode ser uma pessoa que fala com uma outra, como em Atos 8:35. Filipe pregou o Evangelho ao eunuco etíope; ele evidentemente incluiu batismo porque o novo convertido pediu primeiro.
O que é o Evangelho, brevemente? Paulo o condensou em I Coríntios 15:1-4."Cristo morreu por nossos pecados"; "foi sepultado"; "ressuscitou ao terceiro dia". Isto, disse Paulo, é o Evangelho "pelo qual também sois salvos". João Batista pregou este mesmo Evangelho no batismo. Podem ser feitas ajudas visuais para revelar a Cristo. João usou uma, um objeto de lição ideal para fazer Cristo manifesto e fazer a verdade do Evangelho ser entendida mais facilmente. Esta ajuda visual é descrita claramente em três passos simples em Romanos 6:4. "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte" - isto descreve o convertido renunciando os seus pecados e os sepultando simbolicamente. "como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai," - isto retrata o crente que começa a sua vida nova, habilitado pelo poder da gloriosa ressurreição do Pai. “... assim andemos nós também em novidade de vida" - isto sugestiona comunhão íntima com Cristo ao longo da vida da pessoa. O crente batizado tem uma vida nova, uma nova companhia, um novo poder, um novo motivo, uma nova meta, e uma nova comunhão. Louve a Deus!
Cristo vive! Ele salva! Ele satisfaz! Tudo isso que Ele faz para cada crente porque Ele ressuscitou dos mortos. O batismo testemunha este fato sublime. Imersão, e somente isto, basta para este ensino de ajuda visual. A Bíblia não conhece nenhum outro exemplo de "batismo", preceito, conclusão ou tipo. Como a ordenação de batismo significa tais fatos extremamente fortes, então segue-se que o nome batista também deva carregar as mesmas grandes verdades. João foi chamado "Batista" porque ele batizou. Na Bíblia “versão americana padrão” (American Standard Version) em Mc 6:14,24, ele é chamado João o Batizador. E ele batizou para revelar a Cristo. Então todo batista deveria revelar Cristo do mesmo modo, ou de um modo semelhante embora em grau diferente.
Nomes na Bíblia são significantes, e esclarecedores. O nome batista não é uma exceção. Carrega os três fatos essenciais do Evangelho Cristão (I Co 15:1-4). A palavra "batismo" em sua forma cognata aparentemente contém toda a obra e o testemunho cristão e de se ganhar almas. Toda a obra de João Batista é descrita em João 1:28 pela palavra que "batizando"; em João 1:31 "batizando"; em João 3:23 "batizava"; e em João 10:40 por "batizado". Toda a obra de Cristo é descrita em João 3:22 pela palavra "batizava"; em João 3:26 através de "batizando"; e em João 4:1,2 por "batizava". Como isto pode ser? Por que o Espírito Santo inspirou a Escritura com esta nova palavra? Talvez por estas razões. Batismo é a culminação lógica de todo o trabalho para ganhar uma alma para confessar a Cristo como o seu Salvador. No batismo da época do início do Novo Testamento o convertido era levado a confirmar sua conversão; era o primeiro dever de cada convertido. Ninguém parecia postergar, ou debater, ou negar, ou revisar isto, como tantos fazem agora. Um convertido não batizado era como se fosse um desobediente. Assim o batismo representa TODO o trabalho de ganhar almas.