quarta-feira, 1 de abril de 2009

As 10 pragas do Egito

A história das dez pragas do Egito começa bem antes do livro de Êxodo, começa com José indo ao Egito e se tornando um grande governante lá: “e deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas. E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.” (Atos 7:9).

A ida dele para lá foi providencial, pois houve fome no mundo todo e Deus agiu dando-o inteligência para administrar o Egito salvando assim o mundo todo da fome, posteriormente ele levou para lá seus pais e irmãos: “sobreveio então a todo o país do Egito e de Canaã fome e grande tribulação; e nossos pais não achavam alimentos. Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez. E na segunda vez foi José conhecido por seus irmãos, e a sua linhagem foi manifesta a Faraó. E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.” (Atos 7:11-14).

Os filhos de Israel, que eram para serem prestigiados foram, pelo contrário, oprimidos: “até que se levantou outro rei, que não conhecia a José. Esse, usando de astúcia contra a nossa linhagem, maltratou nossos pais, a ponto de os fazer enjeitar as suas crianças, para que não se multiplicassem. Nesse tempo nasceu Moisés, e era mui formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai.” (Atos 7:18-20); o pensamento dos egípcios era: “e os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza” (Êxodo 1:13), “disseram: Vinde, e desarraiguemo-los para que não sejam nação, nem haja mais memória do nome de Israel.” (Salmos 83:4).

Os versos acima deixam claro a ingratidão dos egípcios, para com os israelitas, mais adiante veremos melhor detalhada esta ingratidão, devemos lembrar que o Egito vivia submerso na idolatria, havia vários deuses, inclusive o faraó era um deles, neste pano de fundo que se desenrolaram as 10 graças, ou pragas sobre o país.

Ainda devemos lembrar de algumas coisas o versículo 7 de Atos 9 diz que Deus deu a aliança da circuncisão, esta aliança previa a ida dos israelitas para Canaã, tanto que: “aproximando-se, porém, o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito” (Atos 7:17); estes versos nos mostram um retrato, Israel retrato do pecador sob as garras do Egito (retrato do mundo) e Moisés retrato do Mestre, que veio libertar o pecador, as pragas são castigos de Deus como veremos adiante.

Se o Mestre é o Libertador, o que você está esperando? Vá até Ele e seja liberto: “se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36), Ele é a verdade que liberta: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32), “estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” (Gálatas 5:1); creia nEle e seja salvo.