quinta-feira, 2 de abril de 2009

O sangue

Do mesmo modo que o mundo será punido por Deus assim foi o Egito, que é um tipo do mundo, o Egito recebeu as dez pragas, a primeira foi: “assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue. E os peixes, que estão no rio, morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio. Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.” (Êxodo 7:17-21).

Notadamente ficar sem água potável não é algo bom, mas esta praga foi temporária, enquanto as águas eram sangue eles tiveram de achar alternativas para obter água: “E virou-se Faraó, e foi para sua casa; nem ainda nisto pôs seu coração. E todos os egípcios cavaram poços junto ao rio, para beberem água; porquanto não podiam beber da água do rio. Assim se cumpriram sete dias, depois que o SENHOR ferira o rio.” (Êxodo 7:23-25), mesmo com tamanha desolação o faraó não levou isso em consideração.

Os egípcios adoravam ao rio Nilo, o adoravam, faziam-lhe culto, exatamente o rio cujas águas viraram sangue, para deixar claro que só existe um Deus, o Senhor: “não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.” (Isaías 44:8), e você caro leitor? Quem é o seu Deus? Será que tem idolatrado algo ou alguém? Quem sabe a si mesmo? Só existe um Deus, Ele mesmo punirá o mundo.

Reflita nisso tem algo tomando o lugar de Deus em sua vida? Se tiver é um ídolo, lembre-se que o Senhor abomina a idolatria, renda-se ao Senhor, adore a Ele: “ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.” (Salmos 95:6) e só a Ele: “e Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.” (Lucas 4:8), “então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.” (I Samuel 7:3).