terça-feira, 14 de abril de 2009

A páscoa


A páscoa, igualmente como a ‘pessach’, nada tem a ver com chocolates ou apelos do comércio, ultrapassa a isso, os cristãos comemoram páscoa, pois foi em um domingo, na época da ‘pessach’ que o Senhor Jesus ressuscitou, por isso a passagem que temos acesso agora não é para Canaã e sim para uma nova vida: “de sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:4), com Cristo, nossa páscoa: “alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (I Coríntios 5:7).

Do mesmo jeito que a ‘pessach’ marcava uma nova época na vida dos israelitas crer em Cristo como Salvador também marca, antes disso o homem está morto: “e vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,” (Efésios 2:1), “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),” (Efésios 2:5), por isso o Mestre falou: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3), de modo que a vida anterior a fé em Cristo não é contada, pois equivale a morte: “assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17).

O Senhor Jesus é o Cordeiro de Deus: “no dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29), sem mácula: “mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” (I Pedro 1:19), Ele também é o Pão da vida: “e Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35), do mesmo jeito que o pão tinha de ser ázimo, isto é, sem fermento, que na Bíblia representa o símbolo do pecado, assim é o Senhor Jesus, sem pecado: “porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15).

E no domingo Ele ressurgiu, fato este a ser tratado no próximo artigo, conseqüentemente comemoramos a páscoa como a ressurreição do Senhor Jesus, pois a ressurreição dEle temos a firme garantia que o sacrifício foi aceito por Deus, por isso podemos ser salvos, por Ele: “o qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” (Romanos 4 : 25), creia nEle e seja justificado diante de Deus, em outras palavras, salvo: “aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36).