sexta-feira, 17 de abril de 2009

A debandada

Em Sua vida terrena o Senhor Jesus cumpriu diversas profecias, naquela ocasião, próximo de se consumar a traição outra se cumpria, pois: “e, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.” (Mateus 26:47), naquela mesma noite o Senhor dissera aos discípulos: “então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.” (Mateus 26:31,32).

A profecia cumprida era a: “ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos.” (Zacarias 13:7), quando o Senhor falou que eles O deixariam eles disseram que não fariam isso, mas foi exatamente o que aconteceu: “mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56), os discípulos se foram.

Curioso nesta passagem o seguinte verso: “mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.” (Mateus 26:32), deixa claro que o Senhor sabia perfeitamente como se desenrolaria os fatos, Ele até garantiu que após Sua ressurreição iria à frente dos discípulos e notadamente até lá restaurar um por um, como o Senhor é bom!

Vale notar também que Cristo não quer que ninguém O siga por dever, obrigação, ou qualquer sentimento correlato, nem para ser engrandecido, ou enriquecido, até porque Ele já perguntou: “então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?” (João 6:67), qual a resposta que você o dará? Que seja a mesma dada pelos discípulos: “respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” (João 6:68,69).

Na ocasião anterior o Senhor havia multiplicado os pães e peixes para a multidão, que novamente O viu e Ele falou: “Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” (João 6:26,27), daí Ele explicou a salvação: “porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:40), por isso: “desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.” (João 6:66).

E você também O abandonará? Ou melhor você já creu nEle como seu Salvador pessoal? Ele diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne,” (João 6:51), creia nEle e seja salvo e siga-O: “e quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10:38).