sexta-feira, 10 de abril de 2009

As trevas

A penúltima praga demonstrava a vida espiritual dos egípcios: “então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.” (Êxodo 10:21-23).

No Egito haviam várias divindades, inclusive o próprio faraó era uma delas, ele acreditava ser filho do sol, que também era um deus, o deus ra, então o sol, adorado como um deus não brilhou sobre eles por três dias, evidenciando um poder muito maior, o do Criador, Ele é Quem deve ser adorado, engrandecido, não as criaturas: “pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Romanos 1:25).

Nesta ocasião faraó faz a proposta: “então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças” (Êxodo 10:24), ele queria que ficasse o patrimônio dos israelitas, mas nós devemos adorar a Deus com nossos bens também.

As trevas sobre a terra deveria fazer com que todos eles se arrependessem: “porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.” (Romanos 1:18) e voltassem para o Único e Verdadeiro Deus: “porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,” (I Tessalonicenses 1:9).

Faça você o mesmo, volte-se para Deus: “chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tiago 4:8), confiai no Senhor Jesus e seja salvo: “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:15).