domingo, 5 de abril de 2009

As moscas

A quarta praga: “disse mais o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo e põe-te diante de Faraó; eis que ele sairá às águas; e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Porque se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem. E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra. E porei separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este sinal. E o SENHOR fez assim; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó e às casas dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destes enxames.” (Êxodo 8:21-24).

Agora o Senhor mostra que mais um dos deuses dos egípcios nada é e nada, portanto pode fazer: “congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” (Isaías 45:20), “tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses. Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver.” (Isaías 42: 17,18).

O deus afrontado foi o atmosférico shu, filho de ra, o deus sol, o que chama atenção aqui é o fato de faraó ir novamente pela manhã ao rio Nilo, costume que sempre teve e onde já havia conversado com Moisés, para lá o Senhor havia mandado Moisés ir: “vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra.” (Êxodo 7:15), a pergunta que fica é o que faria faraó ali à beira do rio? Possivelmente tomando ar fresco, mas o mais provável foi adorando ao deus rio Nilo; como ele pode adorar ao Nilo após a primeira praga?

A primeira praga foi a transformação da água em sangue deixando claro para os egípcios que o Único e existente Deus é o SENHOR, mas ele ainda assim, apesar de ver seu deus impotente continua a adorá-lo, isso quer dizer algo a você caro leitor?

A outra coisa a ser abordada aqui é a proposta de faraó que assim falou: “então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.” (Êxodo 8:25), esta é a mesma proposta que o mundo faz ao pecador, fique como está, no máximo vai até ali, adore a Deus e volte a vida que você sempre teve, uma vida eivada de pecados, mas: “como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?” (Salmos 137:4), como se pode adorar a Deus sem ser do jeito que Ele quer? Como não abandonar o mundo?

O Senhor estabeleceu bem claro na Bíblia que: “não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (I João 2:15), “adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4), “porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10).

Venha para Cristo de uma vez por todas, tanto receba-O como Único Salvador da sua vida: “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” (Tito 2:13), se já o fez então permita o senhorio dEle e viva uma vida que agrade a Ele: “rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1).