domingo, 19 de abril de 2009

A negação 2

Com a negação Pedro afundou-se em um buraco terrível, na última vez ele foi reconhecido pela fala: “e, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.” (Mateus 26:73), afinal ele não era um dos soldados: “e, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.” (Lucas 22:59), isso tem muito a nos ensinar, por mais que o crente viva em pecado, por mais baixo que ele vá, tem algo que ele faz, ou que não faz, que o diferencia dos demais, o diferencial dele é: “qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” (I João 3:9).

É justamente esta semente, a Palavra de Deus: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” (I Pedro 1:23), que o faz voltar e se arrepender do mal; voltando Pedro estava num grande buraco e ele sozinho não poderia sair de lá, ai vem a intervenção do Senhor: “tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.” (Salmos 40:2), no caso de Pedro a Bíblia diz: “e, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.” (Lucas 22:61), imagine como Pedro se sentia naquele momento em olhar para o Senhor, e se fosse você no lugar do Senhor o que faria?

O olhar do Mestre não foi o de condenação, pelo contrário, Ele estava re-estabelecendo a Pedro, foi um olhar amoroso, de misericórdia, de compaixão, foi um olhar que ajudou e Pedro se lembrar da Palavra do Senhor, a conseqüência disso foi: “e, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.” (Lucas 22:62), aquele foi um momento difícil, mas um momento de recuperação, o Mestre reergueu a Pedro, e Pedro foi grande o suficiente para se arrepender: “porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.” (Provérbios 24:16), o justo levanta todas as vezes que cai, pois é o Senhor que o levanta: “quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, SENHOR, me susteve.” (Salmos 94:18), “ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.” (Salmos 37:24).

Pedro se arrependeu e posteriormente ele foi conhecido como um dos que andaram com o Senhor Jesus: “então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” (Atos 4:13), provavelmente ele nunca mais negou ao Senhor, o que devemos ter como lição para cada um de nós crentes é que mesmo que neguemos a Cristo com nossas vidas, a ponto de estarmos num buraco, Ele pode nos tirar de lá e nos dar uma nova vida.

E você tem negado ao Senhor? Caso sim faça igual a Pedro com a ajuda do Senhor e pela Sua Palavra volte ao caminho de antes e seja uma benção testemunhando o nome do Senhor.