sexta-feira, 3 de abril de 2009

As rãs

A segunda praga foi: “e o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e as casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras. E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos. Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito. E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito.” (Êxodo 8:3-6).

As rãs naturalmente eram adoradas no Egito elas apareciam regularmente na metade de dezembro, quando as águas do rio Nilo baixavam, e eram um símbolo da fertilidade, agora as criaturas sagradas, a eles, se abundaram te tal maneira que eles tiveram pavor desse ídolo, com já foi falado as pragas foram para destronar cada ídolo do povo egípcio.

Na ocasião desta praga faraó deu uma das piores respostas possíveis e imagináveis, antes, só para recordar havia rã em todo lugar, se o homem ia comer havia rã nas panelas e pratos, ia ao banheiro e tinha a companhia de rãs, ia dormir as rãs a acompanhavam, iam ao trabalho e novamente lá estavam as rãs, daí o faraó pediu a Moisés que retirasse as rãs deles, Moisés perguntou: “e disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio?” (Êxodo 8:9).

Como falei, faraó deu uma péssima resposta: “e ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR nosso Deus.” (Êxodo 8:10), ora diante da situação de viver no meio das rãs ele não quis ser liberto lodo, de imediato, ele quiser liberto amanhã, curiosamente é o que muitos tem falado para o evangelho, as pessoas não tem tido o desejo de abandonar os seus pecados, só que o evangelho não conhece o dia de amanhã, o chamado é para hoje.

A Bíblia diz que o dia a ser feito algo é hoje: “enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” (Hebreus 3:15), se este é o seu caso, se hoje sentiu o Espírito lhe falar creia em Cristo hoje, pois Cristo bate ao seu coração: “eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20), naturalmente hoje: “e quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.” (Lucas 19:5).

Hoje a salvação lhe é proposta: “e disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43), o dia dos crentes trabalharem é hoje: “mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.” (Mateus 21:28), “antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;” (Hebreus 3:13), e lembre-se abandone o pecado hoje.