quinta-feira, 23 de abril de 2009

O julgamento 3

Logo pela manha eles intentaram achar um meio de matá-Lo: “e, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem; e maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos.” (Mateus 27:1,2), “depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa. Então Pilatos saiu fora e disse-lhes: Que acusação trazeis contra este homem? Responderam, e disseram-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos. Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma. (Para que se cumprisse a palavra que Jesus tinha dito, significando de que morte havia de morrer).” (João 18:28-32).

Observe a acusação feita: “e, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos. E começaram a acusá-lo, dizendo: Havemos achado este pervertendo a nossa nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, o rei. E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes. E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem. Mas eles insistiam cada vez mais, dizendo: Alvoroça o povo ensinando por toda a Judéia, começando desde a Galiléia até aqui. Então Pilatos, ouvindo falar da Galiléia perguntou se aquele homem era galileu. E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém.” (Lucas 23:1-7).

A acusação foi política, pois não havia motivo para matar ao Senhor Jesus, a acusação era que Cristo se dizia Rei, portanto concorria com Cesar e ensinava que não deveria pagar imposto, outra mentira, o Senhor havia ensinado que: “disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Lucas 20:25), compare com as acusações anteriores, elas são divergentes, daí Pilatos logo Lhe perguntou se Ele era Rei, Ele respondeu que sim, mas que o reino dEle não era deste mundo; como Pilatos viu que a situação se agravava ele fez o que mais lhe foi conveniente, deixou que Herodes resolvesse o problema e mandou o Senhor para ele.

Lembre-se disso o Senhor Jesus é: “a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;” (I Timóteo 6:15), pois todo o joelho se dobrará diante dEle: “para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” (Filipenses 2:10), o Senhor Jesus é Rei e é Senhor, todos se dobrarão ante a Ele, a diferença é o momento, aproveite e faça isso agora: “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).