sábado, 25 de abril de 2009

O julgamento 5

Novamente o Senhor volta para ser julgado por Pilatos, que: “disse-lhes: Haveis-me apresentado este homem como pervertedor do povo; e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem. Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte. Castigá-lo-ei, pois, e soltá-lo-ei. E era-lhe necessário soltar-lhes um pela festa. Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás. O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio. Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus. Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Então ele, pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte. Castigá-lo-ei pois, e soltá-lo-ei. Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, redobravam. Então Pilatos julgou que devia fazer o que eles pediam. E soltou-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e homicídio, que era o que pediam; mas entregou Jesus à vontade deles.” (Lucas 23:14-25).

Pilatos percebia claramente que o Senhor Jesus era inocente das acusações feitas, na verdade o Senhor é perfeito, imaculado, não havia falta alguma, certa vez Ele desafiou que apontassem pecados, erros ou falhas nEle: “quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?” (João 8 : 46), Pilatos percebeu que o motivo foi a inveja: “porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado.” (Marcos 15:10), por isso quis soltá-lO, mas foi persuadido a não soltá-lO: “desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César.” (João 19:12).

Cesar era o imperador do império, pilados um simples governante, falaram para ele que se ele não mandasse crucificar ao Senhor ele não era amigo de Cesar, com medo de perder seu posto e possivelmente até ser morto ele entregou o Senhor a ser crucificado, mesmo querendo soltá-lO e percebendo que Ele era inocente, observe a pergunta: “disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.” (Mateus 27:22), qual a sua resposta? O que você tem feito?

Esta é uma pergunta incontornável, não há como fugir, se você crê nEle ou não o que você tem feito? Lhe direi o que fazer, primeiro creia nEle como seu Único e Suficiente Salvador, após crer, confie nEle de todo o seu coração e O sirva, seja um servo bom e fiel.