sábado, 11 de abril de 2009

A morte dos primogênitos

A derradeira praga foi: “disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito; e todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;” (Êxodo 10:21-23).

De fato morreram os primogênitos como fora predito, dessa vez não foi contra nenhum deus egípcio, se bem que haviam cultos onde se matavam o primogênitos para o culto, devemos lembrar que o mesmo Egito mandou matar os filhos meninos dos israelitas: “então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.” (Êxodo 1:22). Novamente foi feita a distinção, desta vez um extremamente importante.

A distinção foi assim: “falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.” (Êxodo 12:3-7).

Como visto era necessário pôr o sangue do cordeiro na porta de casa: “e eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito” (Êxodo 12:12,13).

Observamos três coisas o cordeiro, o sangue e a aplicação do sangue livra da ira de Deus, essa foi uma vívida representação do Cordeiro e do Seu sangue e da aplicação do sangue, a Bíblia claramente ensina que Cristo é o Cordeiro de Deus: “no dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29), “e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.” (João 1:36), portanto Ele morreu em nosso lugar e o sangue dEle, ao ouvir João Batista falar isso todos os judeus entenderam claramente que o Senhor Jesus morreria para que nós não precisássemos morrer.

Com a morte dEle naturalmente se tem sangue: “mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” (I Pedro 1:19), “pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.” (Hebreus 11:28), “eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (I Pedro 1:2), “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” (Colossenses 1:14), mas de nada adianta saber que Ele morreu em seu lugar e que o sangue dEle está disponível se você não aplicar este sangue a você.

Resta este aspecto, a aplicação do sangue para você ser salvo da ira de Deus: “e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (I Tessalonicenses 1:10), “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” (Efésios 1:7), para a aplicação basta crer no Senhor e seja salvo, faça uso do sangue de Cristo que purifica de todo pecado.