segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pessach

Antes da morte dos primogênitos, a décima segunda praga, os israelitas receberam o mandamento para a celebração de uma festa, a ‘pessach’, ou seja, páscoa, que significa passagem, pois eles saíam do domínio egípcio e estavam de passagem para a terra prometida, Canaã, o estabelecimento da páscoa está ligado com a saída deles do Egito e ida à Canaã e não com ovos de chocolate.

Diz a Palavra: “este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão” (Êxodo 12:2-8).

Várias são as lições apreendidas com o Texto Sagrado, pois o mês da ‘pessach’ deveria ser o primeiro mês, mostrando que a vida dos israelitas passaria a ser contada deste acontecimento, até o ano civil foi modificado, isso tem grande significação para a vida cristã, que será abordada no próximo artigo; na ‘pessach’ há o sacrifício de um animal, o cordeiro, este necessariamente tinha de ser sem mácula, sem mancha, ou seja, intacto, perfeito, este cordeiro ia ao fogo e a carne dele comida pelos israelitas com pães ázimos, ou seja, sem fermento e com ervas amargosas, era para ser comido com pressa, já que eles estavam de partida: “assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.” (Êxodo 12:11).

O pão ázimo era requerido, pois o significado bíblico para fermento é o pecado, o pão, por isso, deveria ser sem fermento, as ervas amargosas servia para lembrar ao povo a amargura da escravidão passada por eles e pelos antecedentes, escravidão egípcia que durou mais de quatro séculos, ainda há algo a se atentar enquanto os egípcios estavam para ter seus primogênitos mortos, assim receber a praga, os israelitas estavam livres, alegres e pronto para celebrarem a festa; todos elementos falados apenas mostram o Cordeiro que seria imolado e de uma vez por todas: "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." (Hebreus 9 : 12).

Esta festa é para ser sempre comemorada: “e este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12:14). Entendendo a páscoa você agora deve se perguntar e de onde vem os ovos de chocolates? Vem de outros lugares, mas não da Bíblia, como confraternização é muito bom estar com os parentes e amigos, mas a páscoa judaica representa o fim da escravidão egípcia e a ida para gozar da terra prometida.

E quando será a sua páscoa? O Mestre promete moradas a você também: “na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” (João 14:2), esta promessa é para os que crêem nEle como Salvador pessoal, diz o verso anterior: “não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” (João 14:1), creia nEle agora para ter acesso as mansões prometidas.