sábado, 18 de abril de 2009

A negação

Da debandada uma ficou famosa, foi a negação de Pedro, o que ele negou foi conhecer, ser conhecido e andar com o Senhor Jesus, alguém pode se indagar como isso pôde ser assim, tanto a debandada dos demais, como a negação de Pedro, visto que eles andaram com o Senhor, que tanto bem fez a eles? Realmente esta é uma questão para cada um chamar para si e responder, você tem negado ao Senhor?

A negação de Pedro pode ser analisada pelas circunstâncias que o fizeram sucumbir, analise-as, pois elas ocorrem hoje também e pode ser para cada um de nós; primeiro ele seguia de longe, ele não quis se identificar com o Senhor a ponto de se aproximar dEle, ele O seguiu de longe, este tem sido alguns discípulos até hoje querem seguir ao Senhor Jesus, mas de longe, justamente para não ser conhecido como um dos seguidores de Cristo, são os servos ou agentes secretos do Mestre, enquanto o correto é estar perto dEle: “a minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta” (Salmos 63:8), “todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.” (Salmos 73:23)
“quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, SENHOR, me susteve.” (Salmos 94:18).

Segundo ele se juntou com os demais soldados: “e, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.” (Lucas 22:55), naturalmente estava frio: “ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também.” (João 18:18), daí ele também quis se esquentar, a pergunta é o que faziam os soldados romanos? Com certeza estavam contando piadas, zombando da prisão do Senhor Jesus, pois essa era a praxe deles, até o momento deles serem solicitados pelas autoridades.

Pedro esqueceu que: “bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1), “não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.” (Provérbios 4:14-16), com isso ele se expor as tentações, Deus provê escape das tentações: “não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (I Coríntios 10:13), mas como ele mesmo se colocou em condição de alvo fácil de todos os presentes ele resistir seria muito mais difícil.

Ocorre que também ele quis se separar de Cristo, ao menos momentaneamente, como se isso fosse possível: “porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:38,39), com o afastamento ele se ajuntava ao outro grupo, pois: “quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Lucas 11:23).

Nesse contexto ele sucumbiu diante das investidas dos inimigos e negou conhecer e ser um dos que seguem ao Senhor Jesus; no próximo artigo vamos continuar analisando a negação de Pedro, o que devemos aprender aqui é nada, absolutamente nada poderá nos afastar de Cristo, Ele estará sempre perto, mas nós podemos segui-lO de longe, sem querer identificação com Ele, fazendo isso seremos presas fáceis: “sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (I Pedro 5:8).

Para melhor servi-lO devemos estar sempre perto, nos ajuntarmos a Ele, pois afastar-se dEle significa ser amigo do mundo: “adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4), conseqüentemente abandonando as práticas e companhias, conselhos mundanos.