sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sua crucificação 3

Sexta, o Senhor seria zombado quando na cruz, sobretudo da Sua filiação divina: “todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.” (Salmos 22:7,8), “salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e crê-lo-emos. Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.” (Mateus 27:42,43); eles tinham dificuldade de entender e crer que Aquele a Quem eles olhavam era o Filho de Deus, se indagavam se é o Filho de Deus porque não desce da cruz, ou porque Se deixou prender? Ou porque Deus não intervêm e O tira de lá? Esta dificuldade tem sido a de muitos, a explicação do porquê ser na cruz está e será melhor dada e detalhada.

Sétima, Ele seria olhado, encarado: “poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.” (Salmos 22:17), “e o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.” (Lucas 23:35); eles pensavam que viam um show, uma exposição angustiante, estavam, mesmo sem imaginar, cumprindo as profecias.

Oitava, Suas vestes foram repartidas e sorteadas: “repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.” (Salmos 22:18), “e, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.” (Mateus 27:35), “tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.” (João 19:23,24); os soldados pensaram que não rasgaram as vestes por ser sem costura, ledo engano, apenas cumpriam as Escrituras.

Nona, o Mestre teria pés e mãos transpassados: “pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.” (Salmos 22:16), “e, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.” (João 20:20), “disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.” (João 20:25), “depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.” (João 20:27); o Senhor foi crucificado pelo ritual romano, onde se transpassava pés e mãos.

Décima, dariam ao Senhor vinagre e fel: “deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.” (Salmos 69:21), “deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.” (Mateus 27:34), “depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.” (João 19:28); observou o motivo do Senhor dizer que estava com sede? Cumprir as profecias.