domingo, 31 de maio de 2009

Atualmente 5

O ministério dEle também é exemplificado como uma construção, na qual Ele é a Pedra angular: “e, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.” (I Pedro 2:4-8).

Este aspecto do ministério do Senhor Jesus garante vida e segurança eterna aos que crêem nEle como Salvador pessoal, sobre Ele que os crentes edificam com suas obras: “porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” (I Coríntios 3:11-15).

A segurança transmitida por este aspecto é que como edificado numa pedra uma casa é firme, assim é aquele que nEle crê e a segurança é que cada um edificará sobre ele, tal edificação passará pelo fogo, mas mesmo que se queimada o crente sofrerá detrimento, mas assim mesmo será salvo: “todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.” (II Timóteo 2:19).

Não haveria necessidade, já que o fato de Cristo ser a Pedra é fartamente mostrado na Palavra: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;” (Efésios 2:20), mas alguns têm acreditado que Pedro é a pedra da igreja devido a esta fala do Senhor Jesus: “pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mateus 16:18).

Ocorre que o próprio Pedro, quando discursava à multidão no Pentecoste, falou: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:11,12), a Bíblia já falava do Senhor Jesus como sendo esta Pedra: “portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.” (Isaías 28:16).