segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atualmente 6

O ministério dEle também é exemplificado como ao de um corpo humano, é feito o paralelo para demonstrar que Ele é a Cabeça, mostrando a direção, sustento, cuidado e capacitação que Ele concede na transmissão dos dons espirituais, a Palavra ensina que Ele é a cabeça: “antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” (Efésios 4:15), “e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” (Efésios 1:22) e Seu corpo é a igreja: “e ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossenses 1:18), “regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;” (Colossenses 1:24).

Cada crente é batizado neste corpo: “pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” (I Coríntios 12:13), formando assim o corpo dEle: “e a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15), “porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.” (Efésios 5:30), “ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” (I Coríntios 12:27), sendo membros deste corpo: “porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (I Coríntios 12:12), que Deus dispõe como quer: “mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.” (I Coríntios 12:18).

Naturalmente Cristo é o Salvador do corpo: “porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios 5:23); é importante fazer uma distinção entre os artigos, que colocado junto à palavra cabeça muda o significado da palavra, ‘a’ cabeça significa membro do corpo, ‘o’ cabeça significa líder, chefe, quem decide, embora o Mestre seja tudo isso da igreja, a Bíblia diz que Ele é a Cabeça.

Por ser a Cabeça é Ele que dá a direção, que manda no corpo, que sustenta o corpo, exatamente o que Ele faz com a igreja: “porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;” (Efésios 5:29), Ele nutre a igreja com talentos, dons, com Sua Palavra, mais que isso com o próprio sangue: “porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.” (João 6:55), movido pelo Seu amor, que é tanto que Ele Se entregou por ela: “vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:25). Por tudo isso: “a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” (Efésios 3:21).