segunda-feira, 8 de junho de 2009

Perdão

Qual a sensação de se sentir perdoado? E qual o preço do perdão? Estas são duas perguntas importantes, sobretudo, pois parte do princípio que o homem precisa ser perdoado, outra pergunta que fica é se todos os pecados são perdoados, a resposta é: “na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;” (Marcos 3:28), e Deus afasta o pecado perdoado: “assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.” (Salmos 103:12), não importa quão numerosos ou sujos eles sejam: “vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” (Isaías 1:18).

O perdão, que é o mesmo que remissão, dos pecados é feito pelo Senhor Jesus: “e, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.” (Lucas 5:20), “e bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.” (I João 3:5), pelo nome do Senhor Jesus: “e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lucas 24:47), “seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.” (Atos 13:38), “filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.” (I João 2:12), o perdão dos pecados é uma das conseqüências da salvação, por isso a base é a mesma, ou seja, é pela infindável graça de Deus: “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” (Efésios 1:7).

Como não poderia ser diferente, está relacionada ao arrependimento: “apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.” (Marcos 1:4) e fé, a fé naturalmente no sacrifício feito pelo Mestre, no Seu sangue derramado: “porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mateus 26:28), “e quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” (Hebreus 9:22). Uma vez tendo os pecados perdoados o homem está apto a comparecer perante Deus, como se vê, os méritos são de Cristo, não do homem.