sábado, 6 de junho de 2009

Reconciliação

Como conseqüência do perdão dos pecados, justificação e propiciação, agora pode haver a reconciliação, que significa mudar a inimizade em amizade, isso é possível somente pelo sangue de Cristo, por isso o salvo, que era inimigo de Deus, após crer em Cristo passa a ser amigo dEle, conseqüentemente Deus não apenas reconciliou consigo mesmo o homem, como também todas as coisas no céu e na terra: “e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis” (Colossenses 1:20-22).

A reconciliação parte de Deus, ao dar Seu Filho Ele propôs a reconciliação do homem: “e tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus”. (II Co 5:18-20); é importante deixar claro que quem foi reconciliado foi o homem e não Deus, quem errou foi o homem, o pecador é o homem, Deus, assim mesmo, quis mudar isso e deu a oportunidade para que o homem seja salvo, isto é crendo em Cristo Jesus.

Daí novamente fica claro a importância do sangue de Cristo: “mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” (Efésios 2:13), “e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Efésios 2:16), a reconciliação é uma benção que gera bênçãos: “porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” (Romanos 5:10), sendo que o mais importante dela é que antes o crente era inimigo de Deus, agora é amigo.