sexta-feira, 8 de maio de 2009

Na cruz 4

O Mestre continua a falar: “e perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46), este verso nos mostra algo em excepcional, a substituição: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:21), naquele momento o Mestre carregava sobre Si o pecado de toda a humanidade: “levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (I Pedro 2:24), embora Ele mesmo não tivesse pecado algum: “mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” (I Pedro 1:19).

Mostra a manifestação da santidade de Deus e a aplicação da Sua justiça, e em conseqüência Ele foi morto: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23), daí a Ele só restava a morte, a santidade de Deus é sempre e invariavelmente mostrada na Bíblia como algo digno de toda reverência, o profeta Isaías quando falava dos outros dizia ai daquele: “ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!” (Isaías 5:11), mas quando ele foi chamado para o ministério ele gritou ai de mim: “então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.” (Isaías 6:5).

A santidade de Deus o impede de contemplar o pecado: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Habacuque 1:13), e o pecado exige a sanção, a pena: “quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas.” (Naum 1:6).

No caso do crente no Senhor Jesus como Salvador pessoal é diferente, pois ele aceitou o sacrifício de Cristo em seu lugar, por isso ele pode falar: “já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20), com isso ele não será mais punido e tem acesso: “porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2:18), “pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5:2), “porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;” (I Pedro 3:18) e paz com Deus: “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1).

Crê no Senhor Jesus e tenha paz com Deus, para que você não receba sobre si a justa punição pelos seus pecados, quando comparecer diante dEle no julgamento: “porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Coríntios 5:10).