quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ressurreição 7

Para se crer na versão trazida pelos soldados precisaria se crer em algumas coisas, primeiro que sessenta e quatro soldados romanos sob pena de morte dormiram todos de uma vez, o que era praticamente impossível, já que, como falado, eles poderiam ser executados, mas mesmo se isso tivesse ocorrido precisaria se crer no testemunho dos dorminhocos, ora se eles estavam dormindo como sabiam que o corpo havia sido roubado pelos discípulos?

Haveria de se crer que os discípulos, que estavam tão medrosos, todos de uma vez se tornaram tremendamente ousados, pois tanto José de Arimatéia: “depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.” (João 19:38), tanto os onze temiam as autoridades até então: “chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” (João 20:19), pois chegou um momento que eles não mais temiam: “porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29), se eles estavam amedrontados como poderiam reunir força e coragem para roubar o corpo do Senhor?

Deve-se crer também que o ladrão ou ladrões tiveram tempo suficiente para tirar as roupas mortuárias do corpo do Senhor, pois elas foram encontradas no sepulcro: “Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.” (Lucas 24:12), então para quê tirar a roupa mortuária? Mais do que isso deixá-las exatamente como fora posto no corpo do Senhor? Estas são perguntas a se fazer para quem acredita que o corpo fora roubado.

Por fim um fato incontornável, precisaria crer que os discípulos arriscariam suas vidas por um impostor morto, quando o não fizeram por Salvador vivo, quando o Mestre ainda estava vivo eles fugiram: “então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.” (Mateus 26:31), “mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56); seria necessário crer que eles agora arriscariam tudo por um impostor, seria isso possível?

A história narra que todos eles, exceto João, tiveram morte violenta, eles morreram pregando o evangelho, anunciando Cristo, o Senhor, se eles não cressem nisso por que morreriam por isso? De onde viria ânimo para pregar uma mentira e morrer por ela? Paulo por exemplo sofreu bastante, ele conta: “são ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. (II Coríntios 11:23-28).

Todos eles sofreram, uns mais que outros e quando isso acontecia eles falavam assim: “retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.” (Atos 5:41), isso “porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,” (Filipenses 1:29), “mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.” (I Pedro 4:16) e unânimes diziam: “porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21); e pregavam e testemunhavam a ressurreição dEle: “e os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” (Atos 4:33), qual a única conclusão? A mais óbvia Cristo ressuscitou!