segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ascensão 2

A ascensão do Senhor também fora prometida por Ele mesmo, pois Ele assim falou: “ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (João 3:13), “que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?” (João 6:62), “saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.” (João 16:28), “e eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.” (João 17:11), “disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.” (Mateus 26:64).

Como as palavras do Senhor são firmes: “passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Marcos 13:31), “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:35), então cumpriu-se como Ele havia ensinado e prometido.

Com a ascensão do Senhor Ele Se torna o precursor: “onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus 6:20), é exaltado: “que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1:20-23).

Inicia o ministério sumo sacerdotal, que logo mais será melhor visto: “visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hebreus 4:14-16).

Foi preparar um lugar para os Seus: “na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:2,3), é o Mediador: “porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (I Timóteo 2:5) e é o Advogado dos crentes: “meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” (I João 2:1)