segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ressurreição 5

Umas provas da ressurreição do Senhor foram Suas aparições após ter ressuscitado, pois Ele apareceu à Maria Madalena e a outras mulheres (Marcos 16:9,10; João 20:11-18): “e, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.” (Mateus 28:8-10). Também apareceu a Pedro (I Coríntios 15:5): “os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.” (Lucas 24:34).

Aos discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13-32): “e depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.” (Marcos 16:12), aos dez discípulos, na ausência de Tomé (Lucas 24:36-42): “chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.” (João 20:19-25).

Aos onze discípulos, incluindo Tomé (Marcos 16:14): “e oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:26-29).

A sete discípulos junto ao mar da Galiléia: “depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.” (João 21:1-4).

Aos 11 apóstolos, a mais de quinhentos irmãos e a Tiago: “depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.” (I Coríntios 15:6,7), a Paulo: “e por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.” (I Coríntios 15:8), Estevão também viu o Senhor assentado no trono: “e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.” (Atos 7:56).

Aos que testemunharam a ascensão dEle (Lucas 24:44-53; Atos 1:1-13): “ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” (Marcos 16:19). Como está claro várias pessoas testemunharam o Senhor ressurreto, Ele está vivo!