domingo, 24 de maio de 2009

Ascensão

Após a ressurreição, o Senhor passou na terra um período de 40 dias ensinando sobre o reino: “aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.” (Atos 1:3), após isso Ele ascendeu ao céu, ou seja, foi até o céu: “e, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.” (Atos 1:9), “ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” (Marcos 16:19), “e aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.” (Lucas 24:51).

A ascensão dEle aos céu foi cumprimento das Escrituras, iniciou-se um novo período que será visto logo mais, que é o fim das limitações que Ele Se sujeitou, a ascensão prova também a ressurreição do Senhor, e tanto como a ressurreição já havia sido profetizada no Velho Testamento, a primeira: “Deus subiu com júbilo, o SENHOR subiu ao som de trombeta.” (Salmos 47:5), o próprio salmo mostra a razão da ascensão do Senhor: “porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.” (Salmos 47:2), “pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.” (Salmos 47:7).

Segunda: “Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles.” (Salmos 68:18), “por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.” (Efésios 4:8-10), entre essas coisas a habitação de Deus entre os homens: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14:23).

Terceira: “disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” (Salmos 110:1), “porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.” (Atos 2:34,35), então esta palavra não é para Davi e sim Cristo, que necessariamente precisaria ir aos céus senão não haveria como Se assentar à direita do Pai.

Quarta, a visão de Daniel: “eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” (Daniel 7:13,14), este relato mostra a grandeza do reino do Senhor Jesus: “que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1:20-23), “porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.” (I Coríntios 15:25,26).

Resta claro que o objetivo da ascensão é de exaltar ao Senhor para que em breve Ele comece a reinar, reino este que não terá fim, todos O adorarão, inclusive os nobres: “e todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.” (Salmos 72:11), pois: “quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Apocalipse 15:4).