quarta-feira, 6 de maio de 2009

Na cruz 2

A segunda manifestação do Senhor na cruz foi: “e disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43), só para que entendamos o contexto e o porquê desta resposta leiamos: “e um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.” (Lucas 23:39-42), daí o Senhor responde: “e disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43).

Aqueles dois malfeitores, crucificados junto com o Senhor, representam a humanidade, como um todo, pois ali houve um que se manteve inerte e outro que abraçou a salvação oferecida por Cristo, hoje, como em todo o tempo da pregação do evangelho, houveram pessoas que fizeram pouco caso do evangelho, conseqüentemente não foram salvas, já outras aproveitaram a oportunidade; este relato tem tanta lição para nós hoje que devemos ler com atenção.

O ladrão, agora arrependido, repreende ao outro tu não temes a Deus? Esta pergunta você precisa responder também, todos nós precisamos, ele percebeu que após a morte todos daremos conta a Deus, conceito hoje esquecido, mas todos nós compareceremos diante dEle: “porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Coríntios 5:10), ele reconhece que a pena dele é merecida: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23), e que a pena de Cristo é imerecida, com isso ele condena toda a nação judaica, que condenou a Cristo injustamente, mesmo recebendo a mesma pena que o Senhor ele pôde ver que diante dele estava, de fato, o Rei dos judeus, o Filho de Deus, o Salvador: “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” (Tito 2:13).

O arrependido ainda continua, ele era ladrão, com certeza seus amigos já não queriam mais saber dele, queriam distancia e ele pede ao Mestre para que Se lembre dele, por fim o ladrão vê a volta de Cristo, a triunfal volta, quando Cristo reinar sobre toda a terra: “do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.” (Isaías 9:7), quando: “e todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.” (Salmos 72:11), “para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” (Filipenses 2:10).

Curiosamente essa manifestação de fé foi antes de muitas coisas, antes do véu do templo se rasgar, antes do terremoto, antes das trevas sobre a terra, isso para que fique claro que a salvação é pela graça de Deus, ou seja, é um favor que Deus faz aos homens, favor este que os homens não merecem: “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),” (Efésios 2:5), e é mediante a fé em Cristo: “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8), aquele ladrão creu em Cristo e foi salvo e você?

Observe que aqui o Mestre concede a salvação a ele, cumprindo o que Ele prometera: “todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37), vá a Cristo hoje, hoje é o momento, o Senhor respondeu dizendo que hoje mesmo; aproveitando a palavra hoje, hoje é o dia, o momento oportuno o dia certo de você ser salvo: “determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.” (Hebreus 4:7), o Mestre poderia dizer que ele demorou muito para se converter, mas o Mestre falou hoje, pois enquanto há vida é o momento de crer em Cristo, não importa a sua idade, creia nEle hoje.