sábado, 30 de maio de 2009

Atualmente 4

Já no capítulo 15, de João, o Senhor Jesus ensina outro aspecto do Seu ministério atual, Ele ensina que é a Videira: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:1-5).

O significado é claro, a produção de frutos espirituais: “não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:16),
“para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;” (Colossenses 1:10), “ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;” (II Coríntios 9:10), “nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:8). O resultado de frutificar mormente é ser odiado pelo mundo: “se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.” (João 15:18).

Para dar fruto às vezes o Senhor corrige, a correção é necessária: “porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” (Hebreus 12:10,11), “eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.” (Apocalipse 3:19).

O Mestre não quer nenhum dos Seus servos infrutíferos, pelo contrário: “porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.” (Hebreus 6:7,8). O crente já foi plantado: “e todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.” (Isaías 60:21), “porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” (I Coríntios 3:9) e limpos: “disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.” (João 13:10).

Deve agora permanecer firme: “como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,” (Colossenses 2:6), em Cristo, que o fortalece: “posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4:13), e o resultado disse é grandes bênçãos: “mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18).