sexta-feira, 29 de maio de 2009

Atualmente 3

Este ministério atual do Mestre é demonstrado por ilustrações bíblicas, cada uma revela ainda mais o aspectos deste trabalho, o capítulo 10 de João fala de Cristo como Pastor, não somente Pastor como o Bom Pastor: “na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (João 10:1-5).

O trabalho do pastor de ovelhas é um trabalho grande e árduo, pois apascentar uma ovelha requer muitas coisas e é justamente por isso que esta ilustração, de pastor de ovelhas, foi utilizada pelo Mestre, para entender o trabalho: “o SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” (Salmos 23:1-3), observe cada parte dos versos do salmo, daí se observa que o pastor dá a direção: “as minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;” (João 10:27), conhece as ovelhas: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” (João 10:14).

O Senhor Jesus obviamente ultrapassa, e muito, o trabalho normal do pastor, afinal Ele é o Bom Pastor, Ele dá a vida pelas Suas ovelhas: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11), Ele busca as ovelhas perdias: “como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.” (Ezequiel 34:12) e as recolhe em Seus braços: “como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.” (Isaías 40:11).

Como visto, com este ofício o Pastor cuida e direciona Seus servos, Ele usou a ilustração do pastor de ovelhas face ao cuidado que este tem de ter para com suas ovelhas e as conhece pelo nome, Ele faz isso e muito mais, Ele é o Pastor: “ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,” (Hebreus 13:20), “porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.” (I Pedro 2:25), “e, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” (I Pedro 5:4), “porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” (Apocalipse 7:17).