terça-feira, 5 de maio de 2009

Na cruz

O Mestre, como sabido, antes mesmo da crucificação, durante os julgamentos foi ferido, esbofeteado, machucaram muito ao Senhor Jesus, além de ser chicoteado e carregar, ao menos por um pouco, Sua cruz, agora na cruz estava com os pés e as mãos cravadas, assim mesmo, naquela situação angustiante Ele reuniu forças para falar e Ele disse muito, mesmo falando pouco, observemos o que Ele disse.

Mesmo na cruz o Mestre falou: “e dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” (Lucas 23:34), o Senhor estava no fim de Sua vida terrena e que foi que Ele fez? Ele orou, Ele sempre orava, essa era uma prática comum na vida dEle e exemplo para nós: “orai sem cessar.” (I Tessalonicenses 5:17), Ele mesmo começou o ministério terreno dEle com uma oração: “e aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;” (Lucas 3:21), e agora termina orando, ao orar Ele cumpre a profecia: “por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” (Isaías 53:12), ministério que Ele desenvolve ainda hoje: “portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hebreus 7:25).

Ele orou pela ignorância do povo que não percebiam exatamente o que faziam, eles renegavam o Senhor, eles mataram o Senhor, embora tivesse ficado claro que o Mestre é o Messias prometido do Velho Testamento eles não podiam crer e cometeram grande erro, erro igual tem sido cometido ao longo dos séculos e possivelmente por você hoje, caro leitor, caso não creia nEle como seu Salvador pessoal você também está relegando o sacrifício do Senhor: “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hebreus 2:3,4), a resposta é de jeito nenhum, se você ignorar a salvação que lhe é proposta, jamais e de nenhum outro modo poderá ser salvo.

A pergunta é como poderemos errar uma Porta tão maravilhosa, que é o Senhor Jesus? E se errar tal Porta como poderemos ser salvos? Naturalmente a porta é o Senhor: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (João 10:9) e Ele é o único nome: “e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12) e o único acesso a Deus: “porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (I Timóteo 2:5), por isso não há nenhuma possibilidade de salvação sem ser por Ele.

Com esta oração, Ele também punha em práticas os ensinamentos dEle mesmo: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” (Mateus 5:44), enquanto as pessoas queriam o mal dEle Ele orava pelo bem delas, tem sido assim a sua prática? Ele é nosso exemplo: “porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” (I Pedro 2:21).