segunda-feira, 30 de maio de 2011

5.b. Maria visita Isabel e compõe um hino de louvor (Lc 1:39-56). Lc 1:46-56

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

Agora Maria responde a Isabel, com isso, ela louva a Deus, antes de abordar o cântico, chamado de Magnificat, pois é a primeira palavra na tradução do latim, este canto é repleto de citações bíblicas, como veremos adiante, feita esta consideração, observemos o cântico, que é dividido em três partes, na primeira, versos 46-49 ela magnífica a Deus pela misericórdia dEle para com ela; na parte intermediária, versos 50-53, ela exalta ao Senhor pelo poder e misericórdia sobre aqueles que O temem; finaliza com a exaltação a Deus pela fidelidade dEle para com Israel, 54-56. A primeira estrofe começa no verso 46, que diz que a alma de Maria engrandece a Deus, alma aqui significa todo o ser dela, quanto a engrandecer não significa que ela faz Deus maior, ou seja, o engrandece, pois Ele já é o Grandioso: “portanto, grandioso és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.” (II Sm 7:22), “Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inexcrutável.” (Sl 145:3), significa sim numerar, declarar e falar das grandezas de Deus, das obras, graça, misericórdia, poder dEle, reconhecendo-O assim como o único Digno de adoração, o que ela faz de todo coração.
Esta exaltação ocorre na Bíblia como um todo, tanto no Velho: “então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.” (I Sm 2:1), “a minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.” (Sl 34:2,3), “e a minha alma se alegrará no SENHOR; alegrar-se-á na sua salvação.” (Sl 35:9), “salmo de Davi Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Sl 103:1,2), “por isso glorificai ao SENHOR no oriente, e nas ilhas do mar, ao nome do SENHOR Deus de Israel.” (Is 24:15), “mas no SENHOR será justificada, e se gloriará toda a descendência de Israel.” (Is 45:25), “regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.” (Is 61:10), “porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” (Hc 3:17,18).
Quanto no Novo Testamento: “e não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.” (Rm 5:11), “para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (I Co 1:31), “e graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” (II Co 2:14), “porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.” (Fp 3:3), “regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” (Fp 4:4), “ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;” (I Pd 1:8).