quinta-feira, 12 de maio de 2011

1.j. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Jo 1:9-14

O Logos encarnado

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O verso 13 continua falando dos que O receberam, este verso ensina muitas coisas, ensina que os que O recebem são nascido de novo, o que é algo recorrente no Novo Testamento, sendo que quem nas nascer de novo não pode ver nem entrar no reino de Deus: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3), “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo 3:5), este novo nascimento faz com que o renascido tenha outras aspirações: “desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” (I Pd 2:2), “amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (I Jo 4:7), “todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” (I Jo 5:1), e por Cristo tem vitória sobre o mundo: (I Pd 1:23), “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (I Jo 5:4), “sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (I Jo 5:18).
O verso ainda diz que este nascimento não é do sangue, ou seja, não vem da vontade dos pais, nem da relação marital, também não vem da vontade da carne, pois o próprio indivíduo não pode renascer, ele simplesmente não pode voltar ao ventre de sua mãe e nascer de novo, mesmo se pudesse não faria, visto que o homem não quer nada com a Luz, ele prefere as trevas e é inapto para ir à Luz: “e não quereis vir a mim para terdes vida.” (Jo 5:40), este nascimento também não pode ser pela vontade de outro homem, um amigo não pode fazer o outro amigo nascer de novo, um vizinho ao outro, nenhum homem pode fazer outro homem renascer, por isso, tão nascimento não vem da vontade do homem, então alguém logo pensará vem da vontade de quem então? A resposta é da vontade de Deus: “segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” (Tg 1:18), afinal quem nasce só pode ser sujeito passivo, não contribui em nada, de pende da vontade de outrem, este novo nascimento é pela palavra de Deus: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” (I Pd 1:23), e é para uma viva esperança: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” (I Pd 1:3).
Este nascimento tem base na misericórdia de Deus: “pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” (Rm 9:15,16), Deus estabelece Sua vontade: “eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” (I Co 3:6), “por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” (I Co 3:7), “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Fp 2:13), este nascimento será mais bem tratado em João 3.