sábado, 14 de maio de 2011

1.m. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Jo 1:9-14

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Este é o prólogo do evangelho, neste capítulo não se busca traçar os antepassados naturais do Senhor Jesus, não trata da geração até Adão, nem mesmo até Abraão, pois, em ambos os casos, se trataria da humanidade do Senhor Jesus Cristo, aqui se retroage até o início, para mostrar que o Verbo, que é o Filho antecede tudo, mais que isso, Ele não tem princípio, conseqüentemente também não tem fim, vai além, a natureza dEle é divina, Ele criou todas as coisas, sustenta todas as coisas, desde as grandes até as pequenas, Ele é a Luz que brilha para iluminar a todos os humanos, lhes tirando das trevas e ignorâncias e fazendo avançar em conhecimento, é justamente Ele o Verbo.
Esta introdução mostra justamente a grandeza do Senhor Jesus, que é rejeitado por muitos, Ele não é um anjo ou outra qualquer criatura, Ele é o próprio Criador, mais adiante estudaremos com maior profundidade como foi sábia e precisa a escolha de Deus em enviar o Seu Filho para salvar o pecador; o evangelho significa boas novas, o fato de ter Deus morando conosco, andando em nossas ruas já deveria, por si só, ser motivo de explosão de alegria, afinal o Senhor de tudo esteve aqui pessoalmente, Ele Se humilhou ao ponto de vir aqui justamente para que pecadores pudessem ser salvos.
Diferentemente da expectativa de muitos, apesar de ser Dono de tudo, Ele preferiu nascer num lar humilde, mais do que isso, preferiu viver uma vida de ultraje e, por fim, ser cravado na cruz, Ele explicou que foi justamente esse o objetivo dEle: “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mt 10:28), este foi o preço do resgate o sangue de Cristo: “Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mt 26:28). “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” (Cl 1:16), “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,” (Ap 1:5).
Confesso que ao ver ao Senhor Jesus pedirei a ele para ver os cravos e o Seu lado transpassado: “disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.” (Jo 20:25-27), sei que Ele esteve lá em meu lugar. Caso você não creia em Cristo como seu Salvador eu lhe pergunto: “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hb 2:3,4), sem Ele então sem salvação: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:18).