terça-feira, 24 de maio de 2011

3.f. O anúncio do nascimento do precursor (Lc 1:5-25) Lc 1:18-25.

Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir. E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.

A resposta de Zacarias a tudo o que o anjo disse não foi uma resposta muito entusiasta, pelo contrário demonstrou a incredulidade dele, como saberei isto? Esta resposta demonstra algo também necessário abordar aqui, existem coisas muito difíceis de acontecerem, algumas são verdadeiros milagres, e o homem é tendencioso a olhar para a sua pequeneza, fraqueza, debilidade... e achar que Deus é igual a ele: “estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos:” (Sl 50:21), para o homem, de fato, existe impossível, não para Deus, para Quem tudo é possível: “e Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” (Mt 19:26). Decido a incredulidade de Zacarias ele ficou mudo até o nascimento de João isso servia como punição e também como um sinal, a partir de então ele não mais duvidaria que a esposa dele daria à luz ao precursor do Senhor, com isso também ele teria mais tempo para se adaptar a chegada do mensageiro e do Messias.
E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo, o povo ficou preocupado com a segurança do sacerdote, pois já havia acontecido na história de Israel de alguns sacerdotes terem morrido enquanto ofereciam sacrifícios: “e os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.” (Lv 10:1,2), isso ocorreu, pois Deus é Santo e Ele estabeleceu Seus mandamentos para que sejam cumpridos à risca: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.” (Sl 119:4), os sacerdotes oficiavam no tempo necessário e saiam, mas ele se durava lá e o povo ficou maravilhado, o povo esperava dele a bênção sacerdotal: “fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes: O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” (Nm 6:23-26).
E, saindo ele, não lhes podia falar; daí eles entenderam que ficariam sem a bênção sacerdotal e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. Daí o povo foi disperso, aqui há algo importante, que merece destaque: “a mudez de Zacarias, no entanto, igualmente explicita o aspecto salvífico: quando a voz do que clama no deserto é anunciada, o sacerdócio do AT emudece. Cala-se a bênção levita quando vem “a descendência em que serão benditas todas as nações da terra” [cf. Gn 12.3].” (Evangelho de Lucas: comentário Esperança, Rienecker, Fritz; Editora Evangélica Esperança, 2005).
O verso 24 fala que Isabel se escondeu por 5 meses, a razão deve ter sido que se ela apenas dissesse estar grávida, já sendo em idade avançada só seria motivo de gozações e escárnios, porém, com a barriga já crescida todos podiam ver que ela estava gestante.