quarta-feira, 11 de maio de 2011

1.i. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Jo 1:9-14

O Logos encarnado

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Apesar de tantos rejeitarem ao Filho, há outros que O recebem, esta é razão do verso 11 começar com uma conjunção adversativa “mas” justamente para fazer contraposição ao quadro anterior e mostrando também o que os que O rejeitaram perdem, quem O recebe se torna filho de Deus pela fé no Senhor Jesus, poderia ter algo mais maravilhoso do que isso? Haveria alguma notícia melhor? Esta é a grande bênção do evangelho, que alegra os corações, ao longo dos nossos estudos, observaremos as conseqüências de sermos filhos de Deus, pois essa condição se dá pela adoção, Deus adota ao crente, para tanto houve necessidade prévia de perdão dos pecados e outras coisas que veremos ao longo desta série de estudo, posteriormente é garantida bênçãos eternas, visto que o vínculo familiar é inquebrável.
Como se dá todas essas bênçãos? No recebimento dEle, então está a pergunta principal como é que se recebe a Cristo? Pela fé: “porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” (Gl 3:26), isso quer dizer que para que alguém receba a Cristo é primordial que creia que Ele é o Único e Suficiente Salvador, Único, ou seja, não existe outro, outro meio de salvação: Suficiente significa que Ele e só Ele basta, o crente não procurará outro pra complementar o trabalho de Cristo muito menos em si mesmo, antes confiará exclusivamente em Cristo, a fé nEle se dá simultaneamente com o arrependimento, se arrepender significa abominar e querer deixar o pecado de lado de uma vez por todas, de uma vez para nunca mais voltar a ele, ao que O recebe, Deus dá um penhor, que é o Espírito Santo: “e, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” (Gl 4:6).Para falar um pouco das bênçãos da filiação: “também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.” (Is 56:5), “por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” (II Co 6:17,18), “pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (II Pd 1:4), “vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.” (I Jo 3:1). “quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:18), “estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20:31), “e o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” (I Jo 3:23), “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (I Jo 5:12).