segunda-feira, 23 de maio de 2011

3.e. O anúncio do nascimento do precursor (Lc 1:5-25) Lc 1:14-17.

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.

Continuando o relato o verso 17 ainda o iguala a Elias, pois seu ministério incluía converter os corações dos pais aos filhos, ou seja, restauraria a sinceridade que os patriarcas tinham no servir a Deus, fazer com que aquela geração se voltasse a Deus como fora feito antes: “sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.” (I Rs 18:36,37), esta é uma citação do Velho Testamento: “e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” (Ml 4:6), o verso continua e rebeldes à prudência dos justos, aqui pode significar que os rebeldes fosse aquela geração, em contraste com os patriarcas ou mesmo que também seriam trazidos não judeus à justiça de Cristo pelo evangelho.
A outra finalidade do mensageiro era preparar ao Senhor um povo bem disposto, isso tem relação direta com o trabalho do mensageiro, que vinha preparar o povo para recepcionarem o Senhor, ele trabalhou com este propósito, preparar o caminho do Senhor Jesus, afinal de contas o reino de Deus estava próximo, foi esta a tônica da mensagem do Batista, por isso, a necessidade de arrependimento, “portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” (Am 4:12), mesmo hoje, o crente precisa estar preparado, pois o fim está próximo: “havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” (II Pd 3:11,12).
Nesta passagem há algo ainda que precisa ser notado, falando do trabalho do mensageiro, diz: converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, considerando que o mensageiro, João o Batista, estava preparando o caminho do Senhor Jesus e a Ele o povo deveria se converter, então só resta entender que o Senhor Jesus é o Senhor Deus de Israel, a divindade do Mestre já foi abordada nessa série, porém sempre é bom recordar que o Senhor Jesus é Deus manifestado em carne: “e, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” (I Tm 3:16).